Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Higiene do sono: confira dicas para ter uma noite de sono tranquila
A higiene do sono é importante para dormir bem e melhor - Foto: Shutterstock

Estilo de Vida

Higiene do sono: confira dicas para ter uma noite de sono tranquila

Neurologista elenca conjunto de boas práticas que devem ser realizadas antes de dormir para promover uma boa noite de sono

Dormir bem é um fator fundamental para a nossa saúde, pois ajuda a regular as funções do nosso organismo. Por isso que, para dormir melhor, não há nada mais importante do que fazer uma higiene do sono, conjunto de hábitos que contribuam para a qualidade do sono. 

“A higiene do sono é importante para você ter um sono reparador, ou seja, um sono em que você terá uma melhor produtividade no seu dia a dia”, explica Dra. Natália Longo, neurologista pela Santa Casa de São Paulo e neurofisiologista pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP).

Abaixo, a especialista elencou 9 ações que, de acordo com ela, são essenciais para ter uma noite de sono tranquila e reparadora. 

1. Policie seus pensamentos

Não passe o dia se preocupando com o sono. Além disso, evite levar preocupações para a cama. Esse momento deve ser direcionado para o seu descanso. 

2. Evite cochilos

Se você tem dificuldade para dormir, evite cochilar ou deitar durante o dia. Esse ato pode prejudicar ainda mais o seu sono. 

3. Cuide da sua alimentação

Evite fazer refeições pesadas ou consumir muito líquido próximo ao horário do sono. Além de causar indisposição, também pode provocar insônia, má digestão, refluxo e apneia do sono.

4. Atenção à cafeína

Interrompa o uso de substâncias que contenham cafeína e/ou nicotina antes do horário de dormir, como chá-mate, chá-preto, achocolatados, por exemplo. 

5. Evite se exercitar antes de dormir

A prática de exercícios físicos ajuda na melhora do sono, mas evite realizar até uma hora e meia antes de dormir.

6. Tenha uma rotina

Estabeleça horários regulares de sono, mesmo aos finais de semana. Isso ajuda a sincronizar o sono com o nosso relógio biológico, permitindo que o organismo descanse na hora certa. 

7. Faça algo para relaxar

Se não conseguir dormir, levante-se após 30 minutos. Então, procure se distrair: leia, escute música, realize alguma atividade relaxante em ambiente com pouca luminosidade, e só volte para a cama quando estiver com sono. 

8. Adeque o ambiente para dormir

Deixe o ambiente confortável e com nível de ruído, temperatura e luminosidade agradáveis. Esses detalhes também impactam a qualidade do sono.  

9. Exponha-se a luz do sol

Busque ter exposição à luz solar logo após se levantar e ao final da tarde. Ela estimula a produção de melatonina, hormônio que regula o ciclo do sono. 

Mais notícias como essa

Receitas

Saiba quais alimentos de festa junina você pode comer sem culpa e aprenda uma deliciosa receita de pamonha saudável

Moda

Você já pensou nos seus looks de inverno para esse ano? Confira opções de peças para apostar e deixe suas produções ainda mais estilosas

Saúde

Especialista explica passo a passo de exercícios de respiração que são ótimos para a saúde e o bem-estar; confira e pratique

Receitas

Higienização correta dos alimentos é primordial para evitar a intoxicação alimentar e garantir a saúde e o bem-estar