Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Conheça o treino HIIT, conhecido pelo emagrecimento rápido
Conheça o treino HIIT, conhecido pelo emagrecimento rápido - Shutterstock

Estilo de Vida

HIIT: conheça opção de treino para emagrecer rápido

O HIIT é um tipo de treino intenso, conhecido por ajudar no emagrecimento rápido; veja exemplo de série para fazer em casa

O HIIT (High Intensity Interval Training ou Treinamento Intervalado de Alta Intensidade) é muito famoso no mundo todo por prometer um emagrecimento rápido. E ele não só realmente pode gastar centenas de calorias durante o dia, como ainda pode ser feito em casa, já que não depende de equipamentos de academia.

Nesse momento, você pode estar pensando que esse é um treino longo, para ter todos esses benefícios, mas não é verdade. “Uma sessão de 15 a 20 minutos intercalando alta e baixa intensidade, mas sempre na maior frequência que você aguentar, queima tantas calorias quanto uma hora de corrida”, explica a nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

Praticamente qualquer pessoa pode realizar o HIIT, desde que isso seja conversado com um médico e um profissional de educação física antes, até para fazer os exercícios corretamente e evitar lesões. Porém a intensidade dos exercícios vai variar de pessoa para pessoa, já que o que é “alta intensidade” para uma pessoa sedentária não vai ser o mesmo que para um atleta.

A seguir, veja uma maneira de fazer esse cálculo da intensidade ideal para você e um exemplo de série indicados por especialistas.

Cálculo da intensidade do treino

Segundo o treinador Leandro Twin, a intensidade ideal para cada pessoa pode ser calculada por meio da frequência cardíaca.

Primeiro você deve fazer a conta matemática de 220 batimentos por minuto menos a sua idade. Então, se você tiver 40 anos, por exemplo, isso vai dar 180 batimentos por minuto. Aí, você deve trabalhar mais ou menos entre 70% e 80% dessa frequência cardíaca no seu treino.

“Essa é uma boa zona para a gente explorar a queima de gordura e a melhora do condicionamento físico. Então, qualquer exercício físico que você consiga sustentar nesse ritmo, ou a mescla dos exercícios, é um excelente aeróbico”, esclarece Twin.

Mas como saber em quantos batimentos por minuto você está? Basta usar os dedos para buscar os batimentos no pulso e contar quantos ocorrem em 30 segundos. Então, multiplique isso por dois.

Sabendo a sua intensidade ideal, você evita problemas durante os treinos. Isso porque extrapolar os 80% da frequência cardíaca máxima pode ser perigoso para a saúde e causa mal-estar.

Série de HIIT para fazer em casa

Agora, que tal conhecer uma série de treino HIIT que pode ser executado por qualquer pessoa saudável? Veja a recomendação da personal trainer Nara Prado:

  • 10x Perdigueiros para cada lado: inicie a posição de quatro apoios com um braço esticado e a perna oposta também esticada. Ao executar inspire e expire e troque os lados.
  • 10x Abdominais remadores: deite-se de costas para o chão, deixe as pernas retas e os braços dobrados atrás da cabeça, depois contraia o abdômen deixando as pernas flexionadas, erga-se até os joelhos abraçando-os e depois volte lentamente.
  • 10x Elevação pélvica: fique deitado de barriga para cima, flexione os joelhos e mantenha os pés apoiados no chão. Deixe os braços estendidos na lateral do corpo, contraia os músculos do abdômen e levante o cóccix fazendo pressão sobre os glúteos e desça lentamente. 
  • 30” Prancha baixa: para melhor efetividade da prancha, recomenda-se que a pessoa esteja deitada de barriga para baixo e logo após apoie os antebraços no chão. Mantenha o corpo alinhado e levante o quadril, mantenha os pés afastados e permaneça nessa posição por 30 segundos.

No final desse circuito, descanse por alguns minutos e repita tudo. Faça as repetições por algo entre 15 e 30 minutos, sempre respeitando seus limites. Vale lembrar também que antes do HIIT deve sempre ser feito algum aquecimento com outra atividade de baixa intensidade, como caminhar ou subir escadas.

Fonte: SportLife

Mais notícias como essa

Saúde

Saiba quanto tempo antes de dormir você deve parar de beber café e qual é a quantidade máxima de cafeína recomendada para não perder...

Receitas

Algumas dicas podem te ajudar a facilitar as compras de supermercado e não passar horas do seu dia nessa tarefa

Beleza

Procedimento proporciona mais sustentação à mama e à prótese de silicone em mamoplastias e mastopexias; especialista explica

Amor e Sexo

Estudo realizado por aplicativo de relacionamento apontou a opinião de homens e mulheres sobre as camisas de time de futebol no date