Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Insônia: saiba como dormir melhor através da meditação
Meditação reduz a insônia e sintomas de ansiedade - Foto: Shutterstock

Estilo de Vida

Insônia: saiba como dormir melhor através da meditação

Especialista explica como a meditação ajuda a relaxar e a melhorar a qualidade do sono para combater a insônia

A insônia é um distúrbio do sono caracterizado pela dificuldade de dormir. A condição pode estar relacionada a diversos fatores e atinge cerca de 72% de brasileiros, conforme demonstram dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Uma das causas mais comuns da insônia está relacionada à inquietação da mente, seja pelo estresse cotidiano, alimentação ou pela antecipação de algum evento importante. Além disso, outros transtornos, como ansiedade e depressão, também podem causar a privação de sono.

Gabi Frantz, mestre de meditação e pós-doutoranda em Medicina Natural pela Quantum University, explica que a insônia pode trazer muitos malefícios para a saúde. “Alguns dos principais sintomas são: irritabilidade, perda de concentração, cansaço extremo, prejuízos na memória e dores de cabeça”, ressalta a especialista.

De acordo com ela, é fundamental investigar a causa da privação de sono para combatê-la de forma eficiente e dependendo da causa do problema, é possível usar a meditação para reduzir a insônia e melhorar a qualidade do sono. 

Como funciona?

“Com a capacidade de aquietar a mente de maneira intencional, a meditação auxilia no relaxamento e colabora para um sono de melhor qualidade”, explica Gabi. “O trabalho com a respiração ajuda a oxigenar o cérebro e manter o paciente atento no momento presente durante todo o processo”.

Segundo a especialista, a prática consiste em concentrar-se de maneira profunda enquanto se questiona sobre como se sente. “Em um ambiente calmo e tranquilo, reflita sobre quais sensações está percebendo. Onde está a tensão no seu corpo? Existe algum tópico recorrente na sua mente?”, orienta. 

O objetivo da meditação é não se deixar levar por nenhum pensamento, reconhecendo sua presença total naquele momento. Apesar de parecer difícil no início, a recorrência vai tornando a prática mais fácil e, com o tempo, os praticantes poderão aproveitar de seus benefícios.

Benefícios da meditação

O hábito de meditar no dia a dia traz uma série de benefícios que possibilitam uma melhor qualidade do sono para os seus praticantes. Meditar antes de dormir, por exemplo, auxilia na desaceleração do metabolismo e reduz a ansiedade, facilitando o sono profundo e promovendo um maior descanso.

A prática também é capaz de mudar a química do corpo, através da regulação dos hormônios. “A meditação, assim como outras práticas de relaxamento, produzem endorfina, também conhecido como hormônio da felicidade, enquanto reduz a produção do cortisol – hormônio do estresse – e dos níveis de adrenalina do corpo”, comenta Gabi.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Influenciadora mística Nanda Silveira explica o que pode atrapalhar a Lei da Atração e dá algumas dicas para você conseguir atrair o que pensa

Beleza

Corte curto e cheio de movimento é tendência entre celebridades; conheça o choppy bob e saiba como utilizar

Saúde

Especialista alerta sobre as doenças inflamatórias intestinais e a importância do diagnóstico precoce

Receitas

Se o seu bolo ficou seco demais, assou mais do que o esperado ou até ficou solado, pode ser possível reaproveitá-lo de alguma forma