Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Comece a meditar já com esse passo a passo
Comece a meditar já com esse passo a passo - Shutterstock

Estilo de Vida

Meditação: 5 passos para quem quer começar a praticar

A meditação é faz bem para o corpo, para a saúde mental e a espiritual; inclua o hábito na rotina com este passo a passo

A meditação é uma prática milenar que traz muitos benefícios para a saúde, tanto física quanto mental. Reduz os sintomas da ansiedade, melhora o controle emocional, aumenta a qualidade do sono, desenvolve a energia vital, melhora a concentração e o foco… Meditar tem tantas vantagens!

Segundo Sandra Paoleschi, professora de yoga da Cia Athletica Granja Vianna, apenas cinco ou dez minutos de meditação diária já fazem diferença para quem está começando. “Ela melhora a capacidade do que você vê, escuta e como se relaciona com o mundo, percebendo o que precisa trabalhar em si mesmo”, diz.

Mesmo com tudo isso, ainda existem muitas pessoas que adiam iniciar essa prática. Para isso, existem várias razões, como a falta de tempo. Mas uma das mais conhecidas é o mito de que a meditação é um exercício de difícil execução.

A seguir, separamos uma instrução de apenas cinco passos para perder de vez esse receio e começar aos poucos a meditar!

Primeiro passo: encontre o local correto

O local ideal para a meditação deve ser livre de incômodos ou interrupções. Assim, busque um cômodo da sua casa que seja silencioso, com luz agradável e ar fresco, para que o bem-estar seja maior.

Segundo passo: uma posição confortável

O segundo passo é permanecer em uma posição confortável, mantendo sempre a coluna ereta. Ao contrário do que se pode imaginar, não é obrigatório ficar sentado com as pernas cruzadas, essa posição é apenas a mais comum. Você também pode se sentar ou deitar, desde que seja possível deixar os músculos relaxados.

Terceiro passo: respiração

Os exercícios de respiração são sempre muito importantes para uma meditação boa e tranquila. Para isso, feche os olhos e respire fundo. A cada inspiração conte até seis, segure o ar e depois solte lentamente pelo nariz.

Você pode repetir isso várias vezes, sempre prestando atenção em como o ar entra nos seus pulmões, percorre seu corpo e sai aquecido.

Quarto passo: lide com os pensamentos

O quarto passo é lidar com os pensamentos, uma etapa que pode ser vista como difícil, mas que é bem simples. A meditação não se trata de esvaziar a mente. O ideal é que você entenda que deve observar seus pensamentos sem entrar muito profundamente neles.

“Aos poucos, você entende o que é observar sem criar ação esses pensamentos e, a partir dessa experiência, verá que há um intervalo entre um pensamento e outro”, explica. Dessa forma, você evita que essas ideias rápidas se tornem um turbilhão.

Quinto passo: deixar a mente fluir

O quinto passo é deixar sua mente fluir. Nesse momento, uma boa dica é sentir e entender o seu corpo. Para isso, ainda com os olhos fechados e a respiração estabilizada, sinta cada músculo dos seus pés, subindo pelas pernas, coxas, ventre, até a cabeça. Repare em cada pedaço seu. Conforme for passando pelos músculos, busque deixá-los relaxados e livre-se das tensões.

Fonte: SportLife

Mais notícias como essa

Comportamento

No inverno, dá muita vontade de passar o dia inventando coisas divertidas em casa mesmo, né? Veja opções para fazer na estação

Receitas

Cada um dos tipos de banana pode ser melhor para determinados usos ou dependendo do seu gosto; confira as características dos mais comuns

Beleza

A leitura e compreensão das informações que constam nas embalagens é fundamental para evitar problemas durante o uso de produtos cosméticos

Saúde

Sensação de cansaço excessivo na menopausa é um sintoma comum, mas que exige atenção em alguns casos