Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Organize bem a sua nécessaire com essas dicas
Organize bem a sua nécessaire com essas dicas - Shutterstock

Estilo de Vida

Organizar nécessaire é essencial para evitar contaminação; veja dicas

Biomédica explica como fazer para manter seus materiais de beleza sempre organizados e limpos

Ao terminar de passar a sua maquiagem, você guarda tudo de volta no nécessaire de qualquer jeito? Apesar de ser comum, isso não é o ideal. Na verdade, é até perigoso, já que alguns itens podem se tornar focos de infecções. Por isso, é preciso organizar e limpar bem seu nécessaire.

Ainda que pareçam inofensivos, diversos itens podem ser prejudiciais. “Quando falamos nessa organização, estamos incluindo as maquiagens, é claro, mas principalmente pincéis e esponjas, pois eles podem ser foco de infecções quando não são higienizados corretamente”, comenta Daniela Pontes, que é biomédica e especialista em biossegurança.

Quer saber quais são os principais passos para essa organização e limpeza do nécessaire e de tudo o que vai dentro? Então veja as dicas da especialista a seguir!

Pincéis

Segundo Daniela, os pincéis limpos e sujos devem ficar separados. Para isso, você pode usar embalagens plásticas, como os ziplocs. Dá até para escrever em cada saquinho qual sua categoria (limpos ou sujos), para não se confundir.

Após uma semana de uso, os pincéis sujos devem ser lavados, o que pode ser feito com um xampu neutro que não seja detergente.  “É necessário tirar toda a sujeira, e secar bem antes de guardar, pois a umidade contamina e pode ocorrer a proliferação de fungos”, pontua a biomédica.

Esponjas

As esponjas de maquiagem, por sua vez, devem ficar em um estojo específico para esponjas, separadas do resto e também categorizadas entre limpas e sujas. Assim, você evita que o material se contamine no nécessaire. Ah, e vale lembrar que você deve limpar, tanto as esponjas quanto esse estojo, com frequência!

Maquiagens

Maquiagens como sombra, batom, rímel, blush também precisam ser guardadas separadamente em ziplocs, segundo Daniela. Dessa forma, caso elas vazem, não vão contaminar todo o resto.

Mesmo assim, sempre verifique se a maquiagem está bem fechada antes de guardá-la, tanto para evitar uma bagunça quanto para não haver desperdício.

Como limpar o nécessaire?

Até aqui, tudo certo! Mas não adianta muito fazer toda essa organização e deixar o nécessaire sujo com o tempo e contaminar tudo ali, não é mesmo? Nesse sentido, é importante também se atentar à limpeza desse item.

Para isso, é preciso observar qualquer instrução que tenha vindo junto com o nécessaire em sua etiqueta. Afinal, o modo de limpeza pode ser diferente dependendo do material e alguns erros podem até danificar o produto.

Por sua vez, a maioria dos nécessaires podem ser lavadas à mão sem esfregar ou apenas limpas com um pano seco. Mas e aí, curtiu as dicas?

Mais notícias como essa

Saúde

Oftalmologista explica o que é glaucoma, quais são os principais sintomas e como tratar a condição

Beleza

Profissional lista cuidados para manter a saúde e beleza dos cabelos mesmo após procedimentos que podem danificá-los

Finanças e Empreendedorismo

Com o término do prazo para declaração do Imposto de Renda se aproximando, especialista esclarece as dúvidas comuns sobre o assunto

Estilo de Vida

As simpatias para o amor conseguem atrair pretendentes, ajudar o rolo a virar namoro e até fazer aquele alguém especial pensar em você