Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Veja se o pilates pode te ajudar a emagrecer
Veja se o pilates pode te ajudar a emagrecer - Shutterstock

Estilo de Vida

Pilates emagrece? Especialista tira dúvida de uma vez por todas

Entenda os principais benefícios do pilates, se o emagrecimento está entre eles e ainda descubra dicas para começar a prática

Apesar de o pilates apresentar vários benefícios para o organismo de quem pratica, um dos principais motivos pelos quais as pessoas considerar iniciar a prática é para emagrecer. Porém, será que ele é realmente eficaz para esse fim específico?

Segundo Josi Araujo, que é fisioterapeuta, o pilates pode ajudar no emagrecimento, mas de forma indireta. “O método estimula o metabolismo e equilibra o funcionamento do organismo, o que o torna um aliado importante na busca pela perda de peso. Além disso, os movimentos do pilates aumentam o gasto energético, visando o fortalecimento do abdômen, a estabilização das articulações e a reeducação do movimento”, explica a professora da Pure Pilates.

Os exercícios do pilates também possuem um baixo gasto calórico. Por isso, não é possível afirmar que seja suficiente para a perda de peso sozinho. Nesse sentido, caso esse seja o seu objetivo, serão necessárias outras medidas.

“A perda de peso envolve uma combinação de fatores, incluindo exercício e alimentação equilibrada. O pilates pode ser parte desse conjunto, mas não é a solução isolada”, relata a especialista.

Outros benefícios do pilates

Embora o pilates não seja a solução mágica para o emagrecimento, a prática oferece benefícios importantes para a saúde e pode ser parte de um programa abrangente para quem deseja perder peso.

Josi enfatiza alguns dos benefícios específicos do pilates: o reequilíbrio muscular, a melhoria da postura e o fortalecimento do corpo como um todo. Dessa forma, se você quer essas vantagens, pode apostar no pilates sem medo!

Dicas para começar

A primeira dica é que, antes de se inscrever em sessões de pilates, é importante entender que existe mais de um tipo da prática: no solo (Mat Pilates) ou com aparelhos (Pilates Studio).

Muitas pessoas acabam escolhendo o pilates no solo porque acreditam que o com aparelhos seja muito difícil, pela possibilidade de aumentar as cargas. E, apesar de dar mesmo para fazer isso, é possível também usar pouco peso e, nesses casos, os exercícios ficam até mais fáceis com o apoio do aparelho do que sem.

Depois dessa decisão, é preciso também escolher um bom local e profissional. Nesse momento, é preciso considerar que você pode optar por um profissional de educação física em uma academia ou por um fisioterapeuta numa clínica de saúde.

Ambas as opções são boas, porém com focos diferentes, podendo ser mais voltadas para o fitness ou para quem precisa da prática por conta de alguma dor ou problema ligado à postura.

Por fim, vale lembrar que a vestimenta ideal é essencial para um bom exercício. Ou seja, use roupas que não limitem seus movimentos. No pilates você vai ficar de pernas para cima, de cabeça para baixo, entre outras posições. Então, evite peças que possam te incomodar ou deixar partes do seu corpo à mostra de forma que você não esteja confortável.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Beleza

O batom vermelho é um dos que ficam mais aparentes quando você borra na hora de passar, mas tem como usar ele sem esse...

Estilo de Vida

Alguns salmos poderosos podem te ajudar a ter mais dinheiro e prosperidade na vida; conheça alguns e ponha as orações em prática

Beleza

Algumas maquiagens podem ficar ruins antes mesmo da data de validade; descubra como saber se a make já está estragada