Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Saiba como certos objetos podem diminuir suas chances de engravidar
Saiba como certos objetos podem diminuir suas chances de engravidar - Shutterstock

Estilo de Vida

Quer engravidar? 3 itens que parecem inofensivos, mas podem atrapalhar

Produtos simples que todo mundo tem em casa podem estar te atrapalhando a ter mais chances de engravidar; veja quais

Quer aumentar suas chances de engravidar, mas não está conseguindo de jeito nenhum? Pode haver diversos motivos para isso, e é sempre importante buscar um especialista em reprodução humana para entender qual o seu caso.

“Existem muitas causas para a infertilidade. Idade, doenças do aparelho reprodutivo, tanto feminino quanto masculino, uso de medicamentos e hormônios…”, lista o especialista em reprodução humana Dr. Rodrigo Rosa. Porém, há também hábitos e produtos que muitos pensam que são inofensivos, entretanto podem prejudicar as suas tentativas de conceber um filho.

A seguir, o profissional, que também é diretor clínico da Clínica Mater Prime, em São Paulo, cita alguns dos itens que você deve evitar e por que eles diminuem as chances de engravidar:

Lubrificante

Segundo o Dr. Rodrigo, lubrificantes vaginais usados durante as relações sexuais podem ser vilões nesse sentido. “O lubrificante pode causar uma alteração no pH da vagina, que tem um nível de acidez ideal para garantir a sobrevivência dos espermatozoides”, explica o médico.

Além disso, os produtos com vaselina em sua fórmula podem prejudicar a motilidade dos espermatozoides.  Assim, o melhor é não usar esse produto quando estiver tentando engravidar, lembrando que a vagina já tem uma lubrificação própria.

Isso, porém, pode ser difícil se a mulher tiver um ressecamento na região, então nesses casos o ideal é procurar um médico para discutir as melhores opções. Existem também lubrificantes que prometem não interferir nas chances de engravidar, apesar de não haver comprovação cientifica para isso.

Potes e garrafas plásticas

Alguns potes e garrafas plásticas possuem os chamados produtos químicos disruptores endócrinos (EDCs) em sua composição, que podem afetar a qualidade do esperma e do óvulo, diminuindo a probabilidade de concepção. Para evitar esse problema, a dica do especialista é não esquentar esses materiais.

Ou seja, nada de colocar potes de plástico com comida no micro-ondas! “Os EDCs presentes nesses recipientes são absorvidos pelos alimentos quando são aquecidos, principalmente quando o alimento é rico em gordura. Tome cuidado ainda ao cobrir os alimentos com filme plástico e papel alumínio, que também podem liberar esses componentes”, diz.

No caso das garrafas, evitar ingerir água das que ficaram muito tempo em um ambiente quente, como o carro, é outra dica importante.

Café (e outras bebidas ricas em cafeína)

Bebidas como café, energéticos e alguns tipos de chá, ricas em cafeína, também podem diminuir suas chances de gravidez. “O excesso de cafeína, acima de 100mg por dia, pode prejudicar a fertilidade, principalmente feminina, pois leva a alterações hormonais e na produção de óvulos”, alerta o Dr. Rodrigo.

Mesmo durante a gravidez, é melhor evitar essas bebidas, pois elas têm sido relacionadas a maior risco de aborto. O recomendado, quando estiver tentando engravidar, é restringir o consumo de café a, no máximo, duas xicaras por dia, de acordo com o especialista.

Lembre-se, entretanto, de que esses são apenas alguns dos múltiplos fatores que podem interferir na fertilidade. “Se você está tentando engravidar há mais de 12 meses e não teve sucesso mesmo com relações sexuais regulares, o mais importante é buscar um especialista em reprodução humana para passar por uma avaliação”, finaliza o Dr. Rodrigo Rosa.

Mais notícias como essa

Beleza

Especialistas listam as cores de cabelo em alta e revelam dicas para manter a saúde e vivacidade dos fios

Saúde

Além de problemas emocionais, o desejo excessivo por doces pode sinalizar desequilíbrios no funcionamento do organismo

Saúde

Especialista alerta sobre as doenças inflamatórias intestinais e a importância do diagnóstico precoce

Pets

Entenda como os gatos se comunicam com você e com outros pets mesmo sem usarem palavras, apenas com sons e a linguagem corporal