Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
As festas juninas começam, geralmente, a partir do dia 1° de junho, mas existem variações; confira!
As festas juninas ocorrem durante o mês de junho - Foto: Shutterstock

Estilo de Vida

Quando começam as festas juninas? Descubra aqui!

As festas juninas começam, geralmente, a partir do dia 1° de junho, mas existem variações; confira!

Com o fim de maio se aproximando, começam os preparativos para as festas juninas, uma das celebrações mais tradicionais do Brasil. Mas você sabe qual a origem da celebração e quando ela começa? Abaixo, trouxemos esses e outros detalhes sobre essa festividade tão querida pelos brasileiros. Confira!

Quando começam as festas juninas?

As festas juninas são comemoradas de 1 a 30 de junho em todo o país, mas pode se estender até julho em algumas localidades. No entanto, o auge das comemorações costumam ocorrer nas semanas próximas às datas dos santos homenageados pela festa. São eles: 

  • Santo Antônio (13 de junho)
  • São João (24 de junho) 
  • São Pedro (29 de junho)

Qual a origem da festa junina?

A festa junina surgiu a partir de festividades pagãs realizadas por povos europeus durante a Idade Média. Essas festas celebravam a fertilidade da terra e as boas colheitas. 

As festas aconteciam durante o solstício de verão, momento de passagem entre primavera e verão, que ocorre em junho no hemisfério norte. Mas com a consolidação do cristianismo na Europa, essas celebrações se fundiram ao catolicismo. 

Dessa forma, elas passaram a se chamar “joaninas” em homenagem a São João, profeta que, de acordo com a Bíblia, batizou Jesus Cristo. Mais tarde, São Pedro e Santo Antônio também passaram a ser homenageados durante as festas. 

Características das festas juninas 

A festa junina é caracterizada por tradições musicais, festivas e gastronômicas. A decoração está entre as principais características da festa. Ela é marcada por diversos símbolos, entre eles: 

  • Bandeirinhas coloridas;
  • Balões;
  • Fogueiras;
  • Palha.

Outra característica são os trajes típicos utilizados durante as festividades. As pessoas se vestem com vestidos coloridos, camisas xadrez, chapéus de palha, entre outros elementos que remetem à cultura caipira. 

As festas ainda incluem danças folclóricas e músicas animadas que alegram a celebração. As quadrilhas juninas, por exemplo, estão entre as danças mais tradicionais desta época.  

Brincadeiras e comidas típicas

As brincadeiras também ajudam a garantir a diversão das festas juninas. Pescaria, tiro ao alvo, cadeia e correio elegante são algumas das brincadeiras tradicionais da festividade.

Além disso, as festas reúnem uma variedade de pratos deliciosos servidos durante os festejos. Entre eles, destaca-se o milho verde cozido, a pamonha, o quentão, a canjica, a pipoca, o vinho quente e os deliciosos doces como pé-de-moleque e paçoca. 

Principais festas juninas do Brasil

As festas juninas são celebradas nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, porém costumam ser mais tradicionais no Norte e Nordeste do país. Não à toa, as maiores festas estão localizadas nestas áreas. 

O São João de Campina Grande, na Paraíba, por exemplo, é a maior festa junina do Brasil. O evento oferece uma extensa programação, que inclui apresentações musicais, concursos de quadrilhas, barracas com comidas típicas e brincadeiras tradicionais.

Outra grande festa junina do país é a de Caruaru, em Pernambuco. Além de atrações musicais, a festa conta com apresentações de quadrilhas, barracas de comidas típicas, parques de diversão, feiras e muito mais. 

Mais notícias como essa

Saúde

Saiba quanto tempo antes de dormir você deve parar de beber café e qual é a quantidade máxima de cafeína recomendada para não perder...

Amor e Sexo

Estudo realizado por aplicativo de relacionamento apontou a opinião de homens e mulheres sobre as camisas de time de futebol no date

Estilo de Vida

Está em busca de um amor para chamar de seu? Siga essas simpatias com batatas para conseguir o seu objetivo

Receitas

Existem alguns ingredientes e truques que podem deixar o seu vinagrete ainda mais delicioso; veja como fazer da forma correta