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Tenha um Carnaval saudável com essas dicas
Tenha um Carnaval saudável com essas dicas - Shutterstock

Estilo de Vida

Sem perrengues na folia! Dicas para um Carnaval saudável e confortável

Especialista explica como ter um Carnaval saudável, sem ressaca, fantasias desconfortáveis ou falta de energia para atrapalhar

O Carnaval é só diversão, não é mesmo? Seja nos bloquinhos ou em bailes carnavalescos, os dias de folia são cheios de alegria, muita música e comida boa! No entanto, se o folião se esquecer de certos cuidados, a festança pode se transformar em um pesadelo.

Afinal, ninguém quer passar esses dias de diversão se sentindo incomodado com uma fantasia muito desconfortável, passando mal por não ter se alimentado bem ou com sintomas pelo excesso do álcool. Um Carnaval saudável é o desejo de todos e pode ser uma realidade, desde que se sigam algumas dicas.

A seguir, os especialistas Isabel Cristina Bonfim dos Santos Pinto e Edson Reinaldo Rosa, respectivamente das áreas de nutrição e moda do Senac São Paulo, trazem alguns desses cuidados para os quais você deve dar atenção durante o Carnaval:

Roupas confortáveis

O primeiro ponto para um Carnaval sem perrengues é não apostar naquelas fantasias lindas, mas que depois de meia hora você não aguenta mais usar. Se for em um bloquinho para passar bastante tempo, por exemplo, o melhor é apostar em roupas leves, como bermudas, shorts, regatas, croppeds, camisetas, baby looks e tops que favoreçam a mobilidade.

Inclusive, se for usar um look assim mais simples e quiser se destacar de alguma forma, uma ideia interessante é abusar da maquiagem e dos acessórios.

Todavia, em muitos casos uma fantasia um pouco mais elaborada pode ser importante para a diversão, especialmente para as crianças. Segundo Edson, elas podem até ser uma ferramenta lúdica de aprendizagem para os pequenos. Nessas situações, vale a fantasia, porém sempre se certificando de que ela não incomode e não atrapalhe os movimentos.

Alimentação correta

O ponto mais importante de todos para um Carnaval saudável é não esquecer de cuidar da alimentação. Muitos foliões passam o dia distraídos pulando e dançando e se esquecem de comer e beber água, sendo que isso é bem prejudicial.

Isabel explica que, no caso de bloquinhos matinais, o ideal é iniciar o dia bebendo água e pensar em um café da manhã que apresente uma combinação de nutrientes que tragam energia. Carboidratos, proteínas e frutas devem estar presentes nisso.

O carboidrato pode vir a partir de um bolo de milho, pães integrais, aveia, tapioca com queijo branco ou cuscuz caseiro, entre outros alimentos. Já as proteínas estão nos laticínios, na bebida vegetal (extrato de soja, castanhas, amêndoas) e nos ovos. Em relação às frutas, as mais ideais são as cítricas, que contêm vitamina C, ou a ameixa, a melancia e a manga.

No caso de o bloquinho ser mais à tarde, Isabel tem outras sugestões. Não é bom ficar longos períodos sem comer e nem ingerir alimentos muito gordurosos. Para o almoço, priorize carnes brancas, grelhadas ou assadas. Boas opções de carboidrato são: batata, mandioca, arroz integral e macarrão integral.

Verduras e legumes também devem aparecer no prato, uma vez que são alimentos antioxidantes e possuem vitaminas e minerais. Como lanchinho para durante o bloquinho, leve uvas-passas, castanhas, frutas secas, frutas desidratadas ou amendoim.

Sem ressaca!

Nada pior do que aquela sensação da ressaca depois da folia, né? Por isso mesmo, essas indicações de medidas para evitar ou curar esse problema também são extremamente importantes para um Carnaval saudável:

  • Não exagere no consumo de bebidas alcoólicas
  • Mantenha o corpo hidratado antes, durante e após a folia. Água é a melhor opção
  • Intercale o consumo de álcool com água e evite estar com o estômago vazio
  • Água de coco ajuda a repor os sais minerais e a hidratação
  • Consuma alimentos como frutas, verduras e legumes, que auxiliam o organismo a eliminar toxinas produzidas pelo fígado

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