Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
4 substâncias que provocam mau hálito
O cigarro e café podem contribuir para o mau hálito - Foto: Shutterstock

Estilo de Vida

Xô, bafo! 4 substâncias que podem provocar mau hálito

Especialista explica as causas do mau hálito e revela quais alimentos podem contribuir para o surgimento do problema

Quem nunca comeu cebola no almoço e depois ficou com um hálito nada agradável? Pois é! Porém existem vários outros alimentos que causam mau hálito, alguns, inclusive, fazem parte do nosso cotidiano. 

“O consumo pode ser parte do dia a dia, como o café, e quem ingere pode não saber que é uma das causas do mau hálito. Mas quanto maior a quantidade de cafeína, maior o efeito da boca seca”, explica a dentista especialista em halitose, Dra. Cláudia Gobor, que elencou 4 alimentos que provocam o mau hálito. Confira:

Café

A bebida possui propriedades que deixam a boca seca, o que provoca mau hálito. Essa condição da boca seca se dá pela baixa produção de saliva, chamada de xerostomia. Portanto, com pouca saliva, há menor lubrificação e limpeza da boca, acumulando células descamadas e bactérias que podem produzir um mau cheiro. Então, quanto mais ressecada estiver a sua boca, pior é o hálito.

Brócolis, couve e repolho

Apesar de saudáveis, esses alimentos podem prejudicar o hálito, pois são ricos em enxofre que tende a deixar seu cheiro forte na boca. O mesmo acontece com cebola e alho que exalam muitos compostos derivados do enxofre de natureza altamente volátil. O ideal é redobrar a atenção com a higiene bucal após consumir esses alimentos.

Bebidas alcoólicas

O álcool em excesso causa irritação e um aumento na descamação de células da mucosa bucal. Essas células contribuem para a formação da saburra lingual e servem de alimento para as bactérias que fazem parte da cavidade bucal. Sem contar que as bebidas alcoólicas alteram a resposta neurológica, um risco para que a higiene bucal não seja realizada de forma adequada.

Fumo

Outra substância que causa o mau hálito. Além dos diversos elementos químicos que compõem o cigarro, os problemas desse hábito, como doenças respiratórias e manchas nos dentes, podem agravar o quadro.

As substâncias presentes no cigarro por si só contribuem para o mau cheiro, os microrganismos que compõem o cigarro liberam gases de forte odor e as manchas deixam a superfície dental mais propensa a adesão de bactérias e alimentos. 

Consulte um dentista

É importante ressaltar que o mau hálito após a ingestão de certos alimentos ou uso de substâncias é normal e geralmente desaparece com o processo digestivo e com a higiene bucal adequada. No entanto, se o mau hálito persistir mesmo assim, pode ser um sinal de algum outro problema. Neste caso, consulte um dentista para realizar o diagnóstico e tratamento.

Mais notícias como essa

Saúde

Confira quais alimentos podem elevar a imunidade e aprenda fazer um xarope natural para aumentar a proteção do seu organismo

Saúde

Muitas mães têm optado por extrair e armazenar o leite materno por várias razões; saiba como fazer isso corretamente

Amor e Sexo

Comunicar o relacionamento à empresa e evitar que os assuntos íntimos interfiram no trabalho são cuidados para manter no ambiente profissional

Finanças e Empreendedorismo

Guardar dinheiro na poupança é um hábito saudável que pode proporcionar segurança financeira e ajudar a alcançar objetivos a curto e longo prazo