Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
3 técnicas de respiração que ajudam a refrescar o corpo
O yoga ajuda a refrescar o corpo no verão - Foto: Shutterstock

Estilo de Vida

3 técnicas de respiração que ajudam a refrescar o corpo

Confira como os exercícios de yoga e meditação podem ajudar a refrescar o corpo e enfrentar o calor extremo

Apesar de o verão só começar, oficialmente, daqui cerca de três meses, no dia 22 de dezembro, diversas regiões do Brasil vêm sofrendo com uma onda de calor extremo desde o dia 17 de setembro. 

Esse cenário deixa o nosso organismo mais suscetível à desidratação e outros problemas de saúde. Por isso, é importante beber bastante água e tentar equilibrar a temperatura corporal, o que pode ser feito através de técnicas de respiração que ajudam a refrescar o corpo

Isso mesmo! Embora estejamos sempre respirando, geralmente, de maneira automática, existem formas diferentes de respirar. Na prática do yoga e da meditação, essas técnicas são conhecidas como pranayamas.

De acordo com a professora de yoga e meditação do Zen App, Veridiana Julião, esses exercícios podem ser feitos durante o dia e geram diferentes efeitos no organismo. 

“Respirar de maneira consciente é sempre positivo. Nestes dias de calor extremo, por exemplo, existem maneiras de refrescar o corpo; quando ansiosos, podemos regular os batimentos cardíacos e assim por diante”, comenta ela. 

Abaixo, a especialista destacou três técnicas de respiração que ajudam a refrescar o corpo. 

1. Sitali

A respiração através da língua com retenção. Resumidamente, você deve colocar a língua levemente para fora da boca e dobrá-la em forma de “u” e deixar os lábios ao redor. Então basta inspirar, suavemente, pela boca e expirar pelo nariz (desfazendo a posição da língua e fechando a boca). Além de resfriar o corpo, essa respiração também acalma.

2. Sitkari

Conhecida como respiração do assobio, essa é uma respiração feita através dos dentes. Basta abrir a boca e, levemente, fechar os dentes – pressionando a arcada dentária de cima com a de baixo. Assim é só inspirar pela boca, através dos dentes e expirar pelo nariz. Em 15 ou 20 respirações já é possível perceber a sensação de frescor, além do efeito calmante. 

3. Chandra Bedhana

Nesta respiração, a profissional explica que utiliza-se a narina esquerda para inspirar e a direita para expirar. Para isso, é comum pressionar o lado oposto com o dedo, para concentrar a respiração da maneira correta.

Mais notícias como essa

Receitas

Rico em vitaminas, minerais e fibras, inhame ajuda a reduzir o colesterol, auxilia no controle das cãibras e melhora a saúde intestinal

Estilo de Vida

Se você tem sentido a falsidade das pessoas ao seu redor te afetando, experimente esses rituais poderosos contra isso

Amor e Sexo

Urinar após o sexo, evitar preservativos com aromas e outras práticas podem ajudar no combate à doenças e desconfortos

Comportamento

Pesquisa realizada por universidade londrina apontou que 63% dos pais nunca falaram sobre morte com os filhos pequenos