Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Use o yoga para dar um up no seu cuidado com a saúde mental
Use o yoga para dar um up no seu cuidado com a saúde mental - Shutterstock

Estilo de Vida

Técnicas de yoga podem ajudar a aliviar estresse; conheça

Professor explica como usar técnicas de respiração do yoga para melhorar saúde mental; saiba quais são e pratique

O yoga ainda é uma prática muito procurada por quem deseja acalmar a mente e buscar equilíbrio. Mas você sabia que além desses benefícios, essa atividade pode ajudar a melhorar sua saúde mental?

Isso mesmo! De acordo com Victor Mazzoli, professor de yoga cadastrado no GetNinjas, as técnicas de Pranayama (de controle da respiração) e Kryias (de purificação), ajudam a trazer um maior controle sobre a ansiedade.

“Existe uma relação entre os ritmos respiratórios e os estados mentais. Tais mudanças no ritmo da respiração correspondem não só a mudanças no ritmo do coração, mas a mudanças no potencial elétrico na superfície do cérebro também”, comenta o especialista.

Aprenda técnicas de Pranayama e Kryias

Os exercícios de respiração que fazem parte do Kryias e do Pranayama podem ser feitos antes, depois ou junto dos exercícios de postura. Para praticá-los, a melhor posição é a de lótus (sentada com as pernas cruzadas e a sola dos pés voltada para cima) com uma base triangular.

Para iniciantes, também é possível sentar-se em um banco afastado do espaldar. Em qualquer caso, é importante estar com a coluna ereta e em uma posição onde fique confortável para respirar.

Quanto aos exercícios de respiração, existem diversas técnicas. É possível, por exemplo, respirar a partir de uma só narina ou respirar “pela barriga”, manipulando o diafragma. A velocidade também pode variar. Porém, um dos exercícios mais fáceis de Kryias e Pranayama é inspirar lentamente e depois exalar no mesmo ritmo lento.

Além disso, o Kryias conta com várias outras técnicas que não são feitas a partir da respiração, para purificar as mais diversas partes do corpo, não só a mente. Há o Neti, por exemplo, que é a limpeza das narinas e do seio maxilar com água, e o trataka, que seria a limpeza dos globos oculares, onde a pessoa deve observar fixamente um objeto pequeno sem piscar por algum tempo.

Outros benefícios e cuidados

Além da sensação de relaxamento, a prática de técnicas de Pranayama e Kryias ligadas à respiração também podem complementar o tratamento de doenças respiratórias e melhorar a capacidade pulmonar de ex-fumantes.

Porém, no caso de condições pré-existentes como diabetes, hipertensão e problemas posturais, podem existir limitações, então é preciso tomar cuidado.

Por fim, outro ponto de atenção é o de se exercitar sem a orientação de um professor. Ao fazer de forma incorreta, a prática pode causar danos para o corpo e a mente. “Problemas podem surgir quando alteramos a respiração e não damos atenção a uma reação corporal negativa”, alerta o professor. Por isso, antes de iniciar a praticar yoga, procure por um especialista!

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Saúde

Hidratação ocular e proteção da luz solar são fatores importantes para manter os olhos saudáveis

Estilo de Vida

Essas simpatias para renovação poderosas vão te ajudar a conseguir um novo emprego, amor, lar ou até novas energias

Beleza

Confira dicas valiosas para obter a máxima duração e projeção de seus perfumes favoritos