Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Use o yoga para dar um up no seu cuidado com a saúde mental
Use o yoga para dar um up no seu cuidado com a saúde mental - Shutterstock

Estilo de Vida

Técnicas de yoga podem ajudar a aliviar estresse; conheça

Professor explica como usar técnicas de respiração do yoga para melhorar saúde mental; saiba quais são e pratique

O yoga ainda é uma prática muito procurada por quem deseja acalmar a mente e buscar equilíbrio. Mas você sabia que além desses benefícios, essa atividade pode ajudar a melhorar sua saúde mental?

Isso mesmo! De acordo com Victor Mazzoli, professor de yoga cadastrado no GetNinjas, as técnicas de Pranayama (de controle da respiração) e Kryias (de purificação), ajudam a trazer um maior controle sobre a ansiedade.

“Existe uma relação entre os ritmos respiratórios e os estados mentais. Tais mudanças no ritmo da respiração correspondem não só a mudanças no ritmo do coração, mas a mudanças no potencial elétrico na superfície do cérebro também”, comenta o especialista.

Aprenda técnicas de Pranayama e Kryias

Os exercícios de respiração que fazem parte do Kryias e do Pranayama podem ser feitos antes, depois ou junto dos exercícios de postura. Para praticá-los, a melhor posição é a de lótus (sentada com as pernas cruzadas e a sola dos pés voltada para cima) com uma base triangular.

Para iniciantes, também é possível sentar-se em um banco afastado do espaldar. Em qualquer caso, é importante estar com a coluna ereta e em uma posição onde fique confortável para respirar.

Quanto aos exercícios de respiração, existem diversas técnicas. É possível, por exemplo, respirar a partir de uma só narina ou respirar “pela barriga”, manipulando o diafragma. A velocidade também pode variar. Porém, um dos exercícios mais fáceis de Kryias e Pranayama é inspirar lentamente e depois exalar no mesmo ritmo lento.

Além disso, o Kryias conta com várias outras técnicas que não são feitas a partir da respiração, para purificar as mais diversas partes do corpo, não só a mente. Há o Neti, por exemplo, que é a limpeza das narinas e do seio maxilar com água, e o trataka, que seria a limpeza dos globos oculares, onde a pessoa deve observar fixamente um objeto pequeno sem piscar por algum tempo.

Outros benefícios e cuidados

Além da sensação de relaxamento, a prática de técnicas de Pranayama e Kryias ligadas à respiração também podem complementar o tratamento de doenças respiratórias e melhorar a capacidade pulmonar de ex-fumantes.

Porém, no caso de condições pré-existentes como diabetes, hipertensão e problemas posturais, podem existir limitações, então é preciso tomar cuidado.

Por fim, outro ponto de atenção é o de se exercitar sem a orientação de um professor. Ao fazer de forma incorreta, a prática pode causar danos para o corpo e a mente. “Problemas podem surgir quando alteramos a respiração e não damos atenção a uma reação corporal negativa”, alerta o professor. Por isso, antes de iniciar a praticar yoga, procure por um especialista!

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Especialista ensina como aplicar a neurociência no seu dia a dia para aumentar a sua disposição e melhorar a sua produtividade

Pets

Médica-veterinária explica como o estilo de vida e a castração, por exemplo, influenciam em quanto tempo vive um gato

Receitas

Nada mais decepcionante do que fazer um bolo e ele murchar, não é mesmo? Descubra como não passar mais por isso

Receitas

Fazer uma tapioca deliciosa como aquelas de café da manhã de hotel é possível; basta saber de alguns truques especiais