Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Yoga é uma prática muito benéfica para a saúde da mulher
Yoga é uma prática muito benéfica para a saúde da mulher - Shutterstock

Estilo de Vida

Yoga: saiba como a prática ajuda na saúde da mulher

Praticar yoga faz bem para qualquer um, mas a atividade traz benefícios específicos para a saúde da mulher; veja quais

O Yoga é uma prática de mais de 5 mil anos, que surgiu na Índia e se espalhou por todo o globo. E não é à toa que a atividade se tornou tão popular, viu? Ela traz vários benefícios, que vão desde a calma e o bem-estar até uma maior flexibilidade.

Segundo Bruna Tiboni Kaiut, professora de yoga, essas vantagens não são as únicas. Na verdade, a prática também é muito positiva para a saúde da mulher.

“Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o Yoga também pode trazer diversos benefícios que vão muito além da melhora de flexibilidade, alcançando inclusive um refinamento de diversas funções importantes para o organismo”, explica a especialista do Método Kaiut Yoga.

A seguir, confira 4 benefícios do Yoga para a saúde da mulher:

Ajuda com estresse e ansiedade

Para o Yoga, são usadas técnicas de respiração e meditação que auxiliam na redução do estresse e da ansiedade. “No caso das mulheres, isso é especialmente importante, já que muitas enfrentam pressões sociais e profissionais intensas, além de diversas alterações hormonais durante a vida adulta. Praticar Yoga regularmente pode ajudar a equilibrar os hormônios do estresse, reduzindo os níveis de cortisol e melhorando o bem-estar emocional, até mesmo em períodos de TPM”, explica Bruna.

Alivia sintomas da menopausa

A especialista ressalta que a menopausa é uma fase da vida que traz mudanças hormonais que podem ser desconfortáveis e, por isso, o Yoga pode ser muito importante nesse período. Afinal, ele ajuda a aliviar alguns dos sintomas mais comuns, como ondas de calor e insônia. As posturas de Yoga e as técnicas de respiração ainda melhoram o equilíbrio hormonal e proporcionam um sono melhor.

Fortalece o assoalho pélvico

De acordo com Bruna, o Yoga fortalece o assoalho pélvico, região que é uma preocupação comum para muitas mulheres em momentos importantes da vida, especialmente após a gravidez e parto e na fase de envelhecimento. “O Yoga inclui exercícios específicos para fortalecer a estrutura, reduzindo o risco de incontinência urinária e outros problemas relacionados ao assoalho pélvico”, diz.

Melhora a saúde reprodutiva

O Yoga é um ótimo aliado de quem quer engravidar. “A prática regular pode ajudar a equilibrar os hormônios, melhorar a circulação sanguínea para os órgãos reprodutivos e reduzir o estresse. Isso aumenta a libido e as chances de concepção”, explica Bruna.

Mais notícias como essa

Saúde

Saiba quanto tempo antes de dormir você deve parar de beber café e qual é a quantidade máxima de cafeína recomendada para não perder...

Receitas

Algumas dicas podem te ajudar a facilitar as compras de supermercado e não passar horas do seu dia nessa tarefa

Beleza

Procedimento proporciona mais sustentação à mama e à prótese de silicone em mamoplastias e mastopexias; especialista explica

Amor e Sexo

Estudo realizado por aplicativo de relacionamento apontou a opinião de homens e mulheres sobre as camisas de time de futebol no date