Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Os pais devem começar a poupar dinheiro para os filhos o quanto antes
Os pais devem começar a poupar dinheiro para os filhos o quanto antes - Foto: Shutterstock

Finanças e Empreendedorismo

5 dicas para criar uma reserva financeira para o seu filho

Com organização e disciplina, é possível economizar dinheiro e garantir uma reserva financeira para o futuro da sua criança

O sonho de muitos pais é poder ajudar seus filhos a realizarem seus objetivos no futuro como, por exemplo, cursar uma faculdade, fazer um intercâmbio ou, ainda, comprar o primeiro carro. Entretanto, para que essas e outras metas sejam alcançadas, é preciso se planejar e criar uma reserva financeira que possa ser usada por eles quando chegar o momento certo.

Mas, na prática, guardar dinheiro não é uma tarefa tão simples de ser cumprida, não é mesmo? Foi pensando nisso que reunimos cinco dicas práticas para você se organizar financeiramente e reunir recursos para o seu filho. Confira abaixo:

1. Comece a poupar desde cedo

Quanto antes você começar a poupar, melhor! Aliás, a poupança já pode ser feita antes mesmo da criança nascer, viu? Assim, se o seu desejo é ter um filho, não perca tempo: junte uma quantia para ele desde o início. 

2. Tenha prioridades

Você deve, sim, poupar dinheiro para o seu filho, mas sem prejudicar o orçamento da sua família. Para isso, as necessidades primárias da sua família, como alimentação e moradia, devem ser prioridade. Só depois você deve reservar uma quantia para o seu filho.

O planejamento financeiro familiar exige a participação de todos da casa
O planejamento financeiro familiar exige a participação de todos da casa – Foto: Shutterstock

3. Entenda seu perfil

Hoje em dia, o mercado financeiro oferece diversas opções de investimento. Então, em qual delas apostar? Isso vai depender do seu perfil de investidor — se é conservador, moderado ou arrojado — mas, para objetivos a longo prazo, a aplicação mais indicada é a previdência privada

4. Planeje em família

Para conseguir poupar algum dinheiro é importante envolver a família no planejamento financeiro. Desta forma, coloque no papel os gastos domésticos e quanto sobra do orçamento familiar para, assim, definir o valor que será destinado à criança. 

5. Eduque seu filho financeiramente

Do que adianta criar uma reserva financeira para o seu filho agora se, no futuro, ele não souber gerenciar esse recurso? É por essa razão que você deve educá-lo financeiramente ainda na infância. Ou seja, ensiná-lo sobre o valor do dinheiro, o desperdício e fazê-lo entender a importância de economizar.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Beleza

O batom vermelho é um dos que ficam mais aparentes quando você borra na hora de passar, mas tem como usar ele sem esse...

Estilo de Vida

Alguns salmos poderosos podem te ajudar a ter mais dinheiro e prosperidade na vida; conheça alguns e ponha as orações em prática

Pets

Será que o condomínio tem o poder de impedir que haja cachorros em seus apartamentos? Tire essas e outras dúvidas