Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Black Friday: dicas para fazer comprar sem cair nas dívidas
Planeje-se para evitar dívidas na Black Friday - Foto: Shutterstock

Finanças e Empreendedorismo

Black Friday: dicas para fazer comprar sem cair nas dívidas

Saiba como aproveitar a Black Friday para fazer compras sem comprometer o seu orçamento financeiro

Neste mês acontece a Black Friday, um dia marcado por uma grande variedade de ofertas e promoções consideradas irresistíveis. De acordo com uma pesquisa realizada pela Méliuz, os consumidores devem gastar 62% a mais nessa Black Friday em comparação a 2022.

Além disso, 95% dos brasileiros têm a intenção de realizar pelo menos uma compra durante o período. O estudo foi feito avaliando a intenção de comprar no evento com mais de mil usuários da base.

Analisando este cenário, o especialista em finanças pessoais, João Victorino, acredita que o aumento do número de pessoas que pretendem fazer compras na Black Friday acontece pela melhora do momento financeiro em relação à fase vivida em 2022. 

No entanto, é importante ter atenção para não exceder nas compras e fazer dívidas no cartão de crédito. Abaixo, o profissional destaca 4 dicas para fazer compras na Black Friday sem comprometer o orçamento financeiro.

Dicas para a Black Friday

Planeje-se!

O planejamento financeiro é essencial em qualquer situação, principalmente na Black Friday. “Por essa razão, antes de gastar, faça três perguntas: ‘Eu realmente quero isso? Eu preciso disso? Eu posso comprar isso?’ Se as respostas forem positivas, você poderá seguir com a compra com a sua consciência tranquila”, ressalta João. 

Evite compras por impulso

Apesar da possibilidade de economizar dinheiro diante dos descontos e promoções da Black Friday, você precisa ter cuidado com as compras por impulso. Para isso, faça uma lista de compras para ajudar a evitar gastos desnecessários que possam prejudicar suas finanças pessoais.

Não ultrapasse o limite de crédito

O profissional também aconselha a não ultrapassar o limite de crédito. O crédito ou financiamento deve ser usado com cuidado. Mas o ideal é não necessitar destas alternativas. Caso você tenha controle das contas, vale avaliar as melhores taxas ou usar o parcelado sem juros do cartão.

Defina um dia para comprar

O especialista aconselha definir dia e horário para efetuar as compras. “Desta forma, será possível seguir a lista não estourando o orçamento estipulado. Utilizar a Black Friday para as compras de Natal também pode ser uma boa oportunidade. Assim você garante os melhores preços e maior economia nos presentes”, finaliza.

Mais notícias como essa

Pets

Dar comida demais ou de menos para os cães e gatos pode causar problemas para o bem-estar e a saúde dos animais

Beleza

Dermatologista explica as causas dos cabelos brancos e esclarece mitos e verdades sobre o assunto

Receitas

Pode deixar de comer pão murcho! Com essas dicas e truques, o alimento vai voltar a ficar delicioso

Saúde

A adoção do jejum intermitente na rotina alimentar pode trazer efeitos positivos para a saúde