Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Planeje-se antes de realizar suas compras na Black Friday
Planeje-se antes de realizar suas compras na Black Friday - Foto: Ververidis Vasilis/Shutterstock

Finanças e Empreendedorismo

Black Friday: veja maneiras de controlar gastos com as compras

Prepare-se para as ofertas da Black Friday! Veja dicas para controlar as despesas e manter-se longe das dívidas

A data oficial da Black Friday deste ano é dia 25 de novembro, mas o comércio costuma oferecer descontos e ofertas ao longo de todo o mês! Com isso, se você vai aproveitar o período para adiantar os presentes de Natal, não deixe de ficar atenta também ao seu bolso. 

Apesar das promoções, é muito importante se organizar para não gastar muito além do que você pode e fechar o ano cheia de dívidas. Assim, para te ajudar a controlar as despesas nesse período, separamos abaixo cinco dicas para você realizar suas compras na Black Friday sem perder a mão no orçamento. Confira:

1. Avalie sua situação financeira

Antes de realizar suas compras na Black Friday, você deve analisar as suas despesas atuais e refletir se este é um bom momento para gastar.

Mas seja transparente consigo mesma, ok? Se a compra for prejudicar as suas finanças, não insista: deixe-a para uma próxima vez.

2. Defina um limite de gastos

Após avaliar as suas finanças e ver que a compra não vai impactar negativamente o seu orçamento, é hora de estabelecer um limite de quanto você pode gastar. Para definir esse valor, considere o limite do seu cartão de crédito, bem como as parcelas que ainda estão em aberto, afinal, logo após a Black Friday ainda tem as festas de fim de ano, né?

Avalie sua situação financeira antes de sair às compras na Black Friday
Avalie sua situação financeira antes de sair às compras na Black Friday – Foto: Shutterstock

3. Faça uma lista de compras

Na Black Friday, o excesso de ofertas faz com que muitos consumidores acabem gastando por impulso. Desta forma, faça uma listinha de compras e foque apenas naquilo que você planejou comprar.

4. Pesquise e compare preços

Para evitar cair em fraudes na Black Friday, comece a pesquisar e comparar preços desde cedo. Isso porque algumas lojas aumentam o preço do produto antes da data para simular que o desconto é alto.

Inclusive, existem sites e aplicativos que auxiliam nessa pesquisa, monitorando o valor de um produto nos últimos meses. Então, não tenha medo de investir nessas ferramentas.

5. Pense nos boletos futuros

Não se esqueça que além da fatura das compras na Black Friday, você ainda tem outros boletos para pagar no começo do próximo ano como IPTU, IPVA, matrícula e materiais escolares. Por isso, se você fizer as contas e perceber que vai ficar no vermelho, talvez abrir mão da compra nesse momento seja a melhor escolha.

Mais notícias como essa

Moda

Você já pensou nos seus looks de inverno para esse ano? Confira opções de peças para apostar e deixe suas produções ainda mais estilosas

Saúde

Especialista explica passo a passo de exercícios de respiração que são ótimos para a saúde e o bem-estar; confira e pratique

Receitas

Higienização correta dos alimentos é primordial para evitar a intoxicação alimentar e garantir a saúde e o bem-estar

Receitas

Algumas dicas podem te ajudar a facilitar as compras de supermercado e não passar horas do seu dia nessa tarefa