Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Saiba como se proteger contra crimes durante o Carnaval
Saiba como se proteger contra crimes durante o Carnaval - Foto: A. Paes / Shutterstock

Finanças e Empreendedorismo

Carnaval com segurança: 10 dicas importantes para curtir os blocos

A atenção com o celular e o cartão de crédito são fundamentais para não ser vítima de golpes financeiros no Carnaval

O Carnaval é um momento de muita curtição, mas, infelizmente, onde há muita gente reunida, tem também pessoas mal-intencionadas que aproveitam a distração dos foliões para praticar crimes e golpes financeiros

Conforme dados da empresa de cibersegurança PSafe, em 2022, as tentativas de fraude cresceram mais de 90% com a aproximação do feriado, totalizando 790 mil tentativas de golpes virtuais. 

Portanto, é importante ter cuidado durante os dias de festa para não ser vítima de furtos ou roubos de celular ou de cartão de crédito. Por esse motivo, separamos algumas dicas essenciais que podem te ajudar a curtir os desfiles e os bloquinhos de Carnaval com mais segurança. Confira:

1. Leve somente o necessário

Não dá para enfrentar a aglomeração dos bloquinhos com muitos pertences. Além de evitar peso pelo corpo, carregar apenas o necessário diminui as chances de furtos e roubos

2. Use doleira ou pochete

Evite andar com dinheiro, celular ou cartão no bolso. Para guardar esses objetos com segurança, invista em doleiras ou pochetes que são mais discretas, seguras e práticas

3. Atenção ao celular

Furtos de celular estragam o Carnaval de muitos foliões, por isso, prefira deixar o aparelho em casa. Mas, se for levá-lo com você para os blocos, fique esperta para não perdê-lo de vista.

Para isso, use capinhas protetoras, com uma correntinha para prendê-lo no pulso, ou guarde-o na sua doleira ou pochete. Também ative a geolocalização e desinstale os aplicativos de banco para evitar que o ladrão tenha acesso às suas contas. 

4. Confira o trajeto antes de sair de casa

Para não correr o risco de perder o celular durante um furto ou roubo, informe-se sobre o trajeto do bloco e o local de concentração antes de chegar ao destino.

5. Ande com dinheiro em espécie

Se possível, não leve cartões de crédito e débito para os bloquinhos: priorize o dinheiro em espécie e distribua-o em pontos estratégicos do corpo para impedir que o ladrão leve toda a sua grana embora.

6. Cuidados com o cartão de crédito

Se por algum motivo você tiver que levar o cartão, desative o pagamento por aproximação e abaixe o seu limite de crédito. Isso ajuda a evitar que o ladrão faça dívidas no seu nome. 

7. Dê preferência para o transporte público

Como muitas pessoas devem ir às ruas nos dias de Carnaval, a tendência do valor das viagens por aplicativo é aumentar, pesando bastante no bolso. Assim, prefira usar o ônibus e/ou metrô. 

8. Não aceite bebida de desconhecidos

O consumo de bebidas alcoólicas nos blocos é muito comum, mas para garantir a sua segurança no Carnaval, não aceite bebidas de pessoas desconhecidas. Cuide também do seu copo, consuma bebidas de locais confiáveis e sempre confira se as embalagens estão lacradas

9. Cuidado com as crianças

Se você planeja curtir o Carnaval em família, fique de olho nas crianças! É importante mantê-las sempre próximas e identificá-las com nome, telefone e endereço dos pais

10. Denuncie!

Caso você seja roubada ou lesada de alguma forma durante os dias de Carnaval, não espere! Comunique imediatamente à polícia e às instituições bancárias ou operadoras de celular para bloquear seus cartões e sua linha telefônica.

Mais notícias como essa

Saúde

Tratamentos estéticos para tratar manchas e pintas escuras podem acelerar quadro de câncer de pele

Estilo de Vida

Existem várias dicas que você pode seguir para lidar com o seu karma e equilibrá-lo; descubra quais são elas

Receitas

Apesar de a batata ser vista injustamente como um “alimento que engorda”, ela pode sim ser incorporada em uma dieta saudável

Pets

Veterinária explica as razões que levam a esse comportamento e como ajudar o pet a se sentir confortável em casa