Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Como usar o 13º salário de forma consciente? Especialista explica
O 13º salário é um direito de todo trabalhador CLT - Foto: Shutterstock

Finanças e Empreendedorismo

Como usar o 13º salário de forma consciente? Especialista explica

Aprenda a usar o seu 13º salário da melhor maneira para organizar suas finanças e iniciar o próximo ano com as contas em dia

Faltando três meses para o fim de 2023, chegou o momento de organizar o orçamento para iniciar o próximo ano com menos preocupações financeiras. Para quem recebe o 13º salário, esse dinheiro pode ajudar a quitar as dívidas pendentes. 

De acordo com Thiago Martello, fundador da Martello EF, o 13º salário é gasto muitas vezes sem planejamento. No entanto, para utilizar esse valor de forma consciente, é preciso levar em conta a sua situação financeira do momento. 

“Existem contas que sempre vão existir, como matrícula de escola, IPVA, IPTU, seguros, etc. Todos os anos elas estão aí, porém muita gente as considera como contas extras, despesas ocasionais. Por isso, não se preparem para o seu pagamento”, afirma.

Então, como usar o 13º salário?

O ideal, segundo o educador financeiro, é que as contas anuais façam parte das despesas fixas que ocorrem todos os anos, assim como o 13º salário deve fazer parte das receitas anuais.

“Tudo isso deve ser contabilizado para que a pessoa consiga planejar o orçamento anual com mais tranquilidade. Senão, corre-se o risco de gastar o décimo terceiro em presentes e ter que pegar empréstimo para bancar as contas”, orienta Martello.

Dessa forma, o especialista explica que será mais fácil saber se irá sobrar algo do 13º salário. “Caso a pessoa faça o cálculo e, ainda assim, sobre o décimo terceiro no bolso, aí sim ela poderá avaliar mais livremente como usá-lo”, diz.

Assim, você pode usar uma parte para investir e a outra para comprar presentes de fim de ano, por exemplo. “A questão é que para começar o ano com as finanças em ordem é preciso encarar a obrigação antes da diversão. Fazendo isso, a pessoa pode até deixar de se divertir com o décimo terceiro, mas terá um ano muito mais tranquilo”, finaliza.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Saúde

Hidratação ocular e proteção da luz solar são fatores importantes para manter os olhos saudáveis

Estilo de Vida

Essas simpatias para renovação poderosas vão te ajudar a conseguir um novo emprego, amor, lar ou até novas energias

Beleza

Confira dicas valiosas para obter a máxima duração e projeção de seus perfumes favoritos