Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Conheça 5 profissões que vão estar em alta em 2024
Veja quais profissões que estarão em alta em 2024 - Foto: Shutterstock

Finanças e Empreendedorismo

Conheça 5 profissões que vão estar em alta em 2024

Saiba quais são as profissões que devem ficar em alta e contratar mais profissionais no mercado de trabalho no ano que vem

Faltando menos de dois meses para o fim do ano, muitas pessoas começam a se organizar e pensar nas suas metas para o ano novo — inclusive, uma que compõem a lista de muitos jovens é o emprego

De acordo com a Subsecretaria de Estatísticas e Estudos do Trabalho, órgão vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego, 55% dos jovens de 14 a 24 anos estão desempregados, totalizando 9,4 milhões de pessoas.

Entre os jovens fora do mercado de trabalho, 52% são do sexo feminino, destacando as dificuldades enfrentadas pelas mulheres no acesso às vagas. Além disso, 66% dos jovens sem emprego são pretos e pardos, ressaltando as desigualdades raciais persistentes no país.

“Para os jovens em busca de emprego, é fundamental adquirir competências relevantes, manter-se atualizado com as tendências da indústria e aproveitar programas de capacitação. Além disso, a sociedade deve se empenhar em reduzir as desigualdades a fim de proporcionar oportunidades justas e equitativas para todos”, aborda Jefferson Vendrametto, diretor de Relações Institucionais do Cebrac. 

Profissões em alta em 2024

Diante desse cenário, os jovens precisam buscar maneiras de começar a jornada profissional com alguma vantagem. Para isso, é importante considerar a aquisição de habilidades relevantes para as carreiras em crescimento. Abaixo, o especialista elencou 5 profissões que devem estar em alta em 2024. 

1. Vendas

Os profissionais de vendas são essenciais para a economia, com a habilidade de atender às necessidades de consumidores e empresas. O fim do ano é uma grande oportunidade para desbravar essa área com as oportunidades temporárias.

A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), prevê aumento de 5% nas contratações temporárias neste último trimestre do ano em comparação ao mesmo período de 2022.

2. Farmácia

As carreiras ligadas à saúde estão em constante crescimento, e essa profissão desempenha um papel crucial na entrega de serviços à população. Para ingressar na área, o ideal é realizar cursos profissionalizantes que proporcionam uma visão mais ampla sobre a profissão. 

3. Administração

As carreiras em administração são versáteis e podem ser aplicadas em diversos setores. Aprender a gerenciar recursos, equipes e processos é valioso. Para começar na área, é possível realizar um curso de assistente administrativo e descobrir se tem afinidade com a profissão. 

4. Comércio

Com o aumento das compras online, profissionais especializados em comércio eletrônico e logística são essenciais para garantir entregas rápidas e eficientes. Por isso, essa área está entre as profissões que vão estar em alta em 2024.

5. Tecnologia da Informação (TI)

A tecnologia é uma força impulsionadora na economia moderna. As carreiras em TI, como desenvolvimento de software, segurança cibernética, análise de dados e inteligência artificial estão em alta demanda.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Especialistas falam sobre as causas do transtorno afetivo sazonal e explicam como lidar com esse problema

Beleza

Especialista explica quais são os tipos de base que existem no mercado e como escolher o produto ideal para a sua pele

Comportamento

Atividades garantem a diversão e auxiliam no aprendizado dos pequenos durante esse período em casa

Pets

Especialista explica como o treinamento de filhotes pode ajudá-los a ter uma melhor socialização e um desenvolvimento saudável