Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Dia do Empreendedorismo feminino: setor cresce 41% durante a pandemia
Especialista explica como se destacar no empreendedorismo feminino - Foto: Shutterstock

Finanças e Empreendedorismo

Dia do Empreendedorismo Feminino: setor cresce 41% durante a pandemia

Embora estejam se destacando à frente de negócios, as mulheres continuam enfrentando certos desafios; veja dicas para superá-los

Neste sábado, 19 de novembro, celebra-se o Dia do Empreendedorismo Feminino. A data foi criada pela ONU em 2014 para evidenciar, destacar e valorizar a presença das mulheres no ambiente empreendedor. E olha que elas estão cada vez mais ativas nesse meio, viu?

Segundo o relatório do Global Gender Gap Report 2022, do Fórum Econômico Mundial (FEM), o empreendedorismo feminino no Brasil aumentou 41% entre 2019 e 2020. Com isso, o país passou a ter cerca de 30 milhões de empresárias. 

Em parte, isso se deve aos efeitos da crise econômica causada pela pandemia, mas também mostra que as mulheres estão buscando mais independência financeira. No entanto, elas ainda enfrentam muitas dificuldades no cenário empreendedor, como conta a consultora de negócios, Alice Salvo Sosnowski. 

“Além de enfrentar os riscos inerentes de administrar um negócio, as oportunidades são colocadas de forma desproporcional para as mulheres. Menos de 10% das empresas lideradas por elas recebem investimentos externos. Elas também têm mais dificuldade para acessar crédito e, quando conseguem, pagam juros de até 3,5% mais altos do que os homens”. 

O empreendedorismo foi a saída encontrada por mulheres durante a pandemia
O empreendedorismo foi a saída encontrada por mulheres durante a pandemia – Foto: Shutterstock

Como superar as dificuldades?

Para mudar esse cenário cercado de desafios, é importante que se crie, sobretudo, soluções coletivas em apoio as empreendedoras, como políticas públicas. Contudo, a especialista afirma que o fator individual também pode contribuir com esse processo. 

Por isso, Alice aconselha investir em autoconhecimento, conhecer seus pontos fortes e fracos, exercitar seus soft skills e habilidades comportamentais para desenvolver suas competências empreendedoras. 

“Também não deixe de praticar o autocuidado. Reserve um tempo para você e sua família, relaxe, cuide da saúde física, mental e emocional. E pode ter certeza: quanto melhor está a empreendedora, melhor estará o negócio”, completa.

A seguir, você confere outras seis dicas valiosas da especialista para conseguir ter sucesso no empreendedorismo feminino. Confira:

1. Encontre uma oportunidade de mercado

Observe as lojas, o e-commerce e os novos produtos. O que você acha que as pessoas buscam e não encontram? Faça uma pesquisa sobre o mercado e o que falta na sua região.

2. Veja se a ideia pode se tornar um negócio

Com algumas possibilidades em mente, questione se a sua ideia resolve um problema real ou traz um benefício claro para alguém. Essas questões são essenciais para saber se uma ideia pode virar um negócio rentável.

3. Pense no seu perfil de empreendedora

Por mais que você encontre a melhor oportunidade de negócio, ela tem que estar associada a suas paixões pessoais, motivações intelectuais e capacidade de realização.

4. Aposte em um diferencial

Sempre pense nos benefícios que a sua solução pode trazer para o consumidor. Assim, questione por que as pessoas iriam ficar interessadas em comprar o seu produto ou serviço e não o de outra empresa.

5. Se prepare financeiramente antes de empreender

Um negócio demora para dar retorno. Talvez até muito mais do que podemos prever. Por isso, tenha uma reserva financeira para não atrapalhar o fluxo de caixa da nova empresa.

6. Saiba apresentar e vender seu negócio

Se prepare para entregar informações e gerar conexão com os seus clientes. Dessa maneira, publique notícias, vídeos, ebooks, posts, artigos para criar um relacionamento com seu público-alvo.

Fonte: Alice Salvo Sosnowski, consultora de negócios e mentora de empreendedores.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Especialistas falam sobre as causas do transtorno afetivo sazonal e explicam como lidar com esse problema

Beleza

Especialista explica quais são os tipos de base que existem no mercado e como escolher o produto ideal para a sua pele

Comportamento

Atividades garantem a diversão e auxiliam no aprendizado dos pequenos durante esse período em casa

Pets

Especialista explica como o treinamento de filhotes pode ajudá-los a ter uma melhor socialização e um desenvolvimento saudável