Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
3 dicas para pegar empréstimo sem dor de cabeça
Veja como usar o empréstimo para quitar dívidas - Foto: Shutterstock

Finanças e Empreendedorismo

3 dicas para pegar empréstimo sem dor de cabeça

Um bom planejamento financeiro é fundamental para conseguir quitar as dívidas através do empréstimo pessoal

O número de brasileiros em situação de inadimplência vem crescendo no Brasil desde o último ano, de acordo com um recente estudo realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). 

Os dados mostram que o cartão de crédito foi a principal causa da inadimplência, sendo responsável por 31% das dívidas em atraso. Outros fatores que contribuem para o endividamento incluem crédito em bancos ou financeiras (26%), crediário (21%), cheque especial (15%) e telefone (11%).

Nesse cenário, muitos brasileiros acabam recorrendo ao empréstimo pessoal como saída para quitar as dívidas. No entanto, é importante fazer um bom planejamento financeiro antes de realizar a solicitação. Assim, o empréstimo se torna solução e não mais um problema. 

Para ajudar aqueles que estão endividados a reorganizar sua vida financeira, o executivo Túlio Matos preparou uma lista com 3 dicas fundamentais para tomar empréstimo e conseguir se livrar de vez das dívidas. Confira!

1. Avalie se conseguirá pagar as parcelas

O especialista orienta que, seja qual for a necessidade do dinheiro (pagar uma reforma, despesas de educação, viagens ou urgências inesperadas), antes de solicitar o empréstimo, é preciso ter certeza de que, a longo prazo, será possível pagar as parcelas e ainda guardar uma reserva para imprevistos.

“Primeiramente, a pessoa deve avaliar se tem como pagar as parcelas e os juros. E em segundo lugar, é importante não comprometer toda a renda disponível nesse parcelamento, garantindo que sobre algo como reserva de segurança. Por isso, é fundamental conhecer as próprias contas e seguir um planejamento, para não aumentar o endividamento, em vez de saná-lo”, pontua o sócio fundador da iCred.

2. Liste suas contas e planos

Outra dica do executivo é manter uma lista de prioridades de contas a serem quitadas e de novos planos, para se ter uma visão do todo e facilitar uma aplicação inteligente do dinheiro. “É necessário estabelecer prioridades. Pagar o carro ou a reforma da casa? Quitar contas antigas ou fazer novos investimentos? É provável que existam diversas vontades, mas é fundamental analisar o que é mais urgente e importante para a família, levando em conta, principalmente, a saúde financeira”, explica ele. 

3. Pegue empréstimo em instituições confiáveis

O especialista aponta que é essencial escolher instituições de confiança para solicitar o empréstimo e que ofereçam condições de negócio alinhadas com os objetivos pessoais. “Muitas instituições podem agir de má fé e enganar o cliente, iludindo-o acerca das condições de contratação e da liberação do dinheiro. É preciso estar atento e fazer escolhas prudentes, sobre quando e onde solicitar o crédito”, finaliza Matos.

Mais notícias como essa

Entretenimento

Vai ficar em casa no Dia dos Namorados para fazer uma programação mais aconchegante? Use esses filmes e aproveite bem o dia!

Receitas

Um bom vinho é ideal para celebrar o Dia dos Namorados com o seu amor; confira dicas para acertar na escolha!

Comportamento

O uso excessivo de telas prejudica a socialização e a comunicação, além de causar mudanças de humor, atrasos cognitivos e distúrbios no aprendizado

Beleza

Confira os principais cuidados para manter a pele protegida e hidratada durante as festas juninas