Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
80% dos endividados sofrem com impactos emocionais; veja quais
Muitos endividados passam por problemas de saúde mental - Shutterstock

Finanças e Empreendedorismo

80% dos endividados sofrem com impactos emocionais; veja quais

Psicóloga explica como a falta de dinheiro pode causar problemas na saúde mental dos indivíduos endividados; saiba como evitar

Entre os mais de 70 milhões de brasileiros endividados do mapa da inadimplência de junho de 2023 do Serasa, 80% relatam sentir impactos emocionais negativos por conta disso. Esse é um dado que demonstra que, apesar do dinheiro não trazer felicidade, a falta dele pode sim causar problemas.

De acordo com a psicóloga Maíra Bergo, do time do Zen App, isso explicaria um dos motivos para o Brasil ser o país com mais casos de depressão e ansiedade do mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Por sua vez, esses problemas financeiros fazem com que pessoas se estressem e também não tenham tempo para lazer.

Como resultado, é comum encontrar pessoas que precisam trabalhar exaustivamente, muitas vezes em empregos que não gostam. Tudo isso desencadeia sintomas relacionados à saúde mental, como:

  • Preocupação por conta das dívidas;
  • Baixa autoestima;
  • Sintomas de ansiedade;
  • Perda do sono.

Esses sintomas podem tanto aparecer quando há um aperto na situação financeira, quanto durar mais tempo e causar casos mais severos.

Equilíbrio entre dinheiro e saúde mental

Ainda que a falta de dinheiro e as dívidas causem problemas para a saúde mental, reverter essa situação cortando todos os “pequenos prazeres da vida” pode não ser ideal. Segundo o educador financeiro Thiago Souza, o certo é saber equilibrar.

“Numa dieta, por exemplo, se você cortar açúcar e carboidrato de uma hora para a outra o seu corpo vai demandar esses componentes. Você pode até conseguir manter por algum tempo, mas, depois vai voltar igual uma máquina… querendo devorar tudo. Na vida financeira é a mesma coisa”, compara o especialista.

Mais notícias como essa

Beleza

Corte curto e cheio de movimento é tendência entre celebridades; conheça o choppy bob e saiba como utilizar

Saúde

Especialista alerta sobre as doenças inflamatórias intestinais e a importância do diagnóstico precoce

Estilo de Vida

Influenciadora mística Nanda Silveira explica o que pode atrapalhar a Lei da Atração e dá algumas dicas para você conseguir atrair o que pensa

Moda

As passarelas já têm mostrado quais calçados devem fazer sucesso no inverno; descubra e já prepare seu guarda-roupas para a estação