Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Mulheres têm embarcado cada vez mais no empreendedorismo
Mulheres têm embarcado cada vez mais no empreendedorismo - Foto: Reprodução / Fox Pictures / Warner Bros. / ABC

Finanças e Empreendedorismo

Filmes e séries sobre empreendedorismo e liderança feminina

Confira lista de produções no streaming sobre empreendedorismo protagonizados por mulheres para você se inspirar

Mesmo com o empreendedorismo feminino sendo repletos de desafios, mais mulheres têm iniciado os seus próprios negócios nos últimos anos. Segundo dados do Sebrae, o Brasil conta atualmente com 10,1 milhões de empreendedoras, representando 34% do total no país. 

Para Daniela Graicar, fundadora do Movimento Aladas, que tem o objetivo de encorajar e capacitar mulheres que querem empreender ou aprimorar sua capacidade de liderança e gestão, além das ideias e inspirações, é preciso ter planejamento antes de abrir uma empresa. 

“Tirar o sonho de empreender do papel exige que mulheres tenham muito jogo de cintura, habilidade de negociação e estratégias claras para conseguir captar os valores necessários para o start”, afirma. 

Assim, é importante se cercar de conhecimento e buscar por histórias de mulheres que são exemplo de liderança. No streaming, você encontra diversos filmes e séries nessa temática e que podem te inspirar ao longo da sua jornada. Abaixo, você confere 10 opções para assistir ainda hoje:

Joy: o nome do sucesso

O filme conta a história real de Joy Mangano (Jennifer Lawrence), de 34 anos, que vivia com os pais e o ex-marido, relegado ao porão da casa. Durante sua jornada, motivada pela necessidade e também pelo desejo de realizar seus sonhos, ela tem a ideia de criar um esfregão de limpeza milagroso. O que a empreendedora não esperava é que o produto se transformasse em um sucesso de vendas, fazendo dela uma maiores empresárias dos Estados Unidos. Portanto, um exemplo de empreendedorismo.

Onde assistir: Star+

Um senhor estagiário

Jules Ostin (Anne Hathaway) comanda um e-commerce de moda de sucesso e vive o desafio da inovação para o crescimento da empresa. Com uma rotina bastante estressante e cheia de compromissos, que acabam impactando na vida pessoal e tempo com a família, ela conta com a ajuda de seu mais novo estagiário, Ben Whittaker (Robert De Niro) – um homem viúvo, de 70 anos, que busca novos aprendizados. Apesar de terem personalidades diferentes, Jules aprende dicas valiosas e compreende que jornadas de trabalho longas não são sinônimo de bons resultados. Juntos, eles passam a celebrar as conquistas da equipe e entendem que cada experiência faz parte do aprendizado. 

Onde assistir: HBO Max

Coco, antes de Chanel

Coco Chanel (Audrey Tautou) era cantora em um bar, mas sua verdadeira paixão era a costura. Após conhecer o rico comerciante de tecidos Etienne Balsan (Benoît Poelvoorde), ela mostra o seu talento e não se intimida com as críticas. No mundo da moda, seus trajes femininos modernos — inspirados em roupas masculinas — são uma revolução. Mas sua trajetória no empreendedorismo não para por aí: Coco foi a primeira a criar calças compridas para o público feminino e é a idealizadora do tailleur — traje feminino composto por um casaco e saia ou calça. Ao conhecer o milionário Arthur Capel (Alessandro Nivola), ela abre sua grife: a Chanel. Até hoje é conhecida como uma das mulheres mais poderosas do mundo. 

Onde assistir: Apple TV

A Princesa e o Sapo

De forma lúdica, o clássico da Disney traz uma baita lição sobre empreendedorismo. Filha de uma costureira e um cozinheiro, Tiana tem o sonho de abrir o seu próprio negócio — um restaurante de sucesso. Para tirar a ideia do papel e tornar realidade, ela se esforça para guardar cada centavo, ciente de que teria muito trabalho pela frente — além de muitos desafios.  

Onde assistir: Disney+

Cinderela

Em uma nova versão de “Cinderela”, Ella (Camila Cabello) tem o sonho de abrir a própria loja de vestidos. Decidida a correr atrás do objetivo, vai até o centro da cidade para vender um traje exclusivo feito por ela mesma, mas é mal vista pelos comerciantes locais. Um comprador “misterioso” decide fechar negócio e paga o triplo do valor pela indumentária. Ainda no local, Ella descobre que a realeza fará um baile com o objetivo de encontrar uma esposa para o príncipe. Entusiasmada, Cinderela decide agarrar a oportunidade de ir à festa e mostrar o seu trabalho aos convidados, mas tem o vestido arruinado pela madrasta. Com uma ajudinha mágica e muita força de vontade, Ella não desiste de seus sonhos e prova que seu final feliz vai muito além do conto de fadas.

Onde assistir: Prime Video

Girl Boss

Sophia (Sophia Amoruso), uma jovem que não se importa muito com nada, incluindo os inúmeros trabalhos que já exerceu, parece acordar quando é demitida de uma loja de sapatos de grife. Ao entrar em um brechó, compra uma jaqueta de couro vintage por um preço bem abaixo do esperado e começa a lucrar na internet anunciando peças no eBay. Vendo que pode ir muito mais além, inicia sua trajetória como empreendedora, dando início futuramente ao e-commerce de sucesso NastyGal Vintage.

Onde assistir: Netflix

The Bold Type

As amigas Jane (Katie Stevens), Kat (Aisha Dee) e Sutton (Meghann Fahy) trabalham na renomada revista “Scarlet”, que tem como exemplo de liderança Jacqueline Carlyle, personagem inspirada em Joanna Coles, ex-editora-chefe da revista norte-americana “Cosmopolitan”. A história, que se passa ao redor da vida das protagonistas, mostra situações do dia a dia, tanto pessoais quanto profissionais. No trabalho, a editora-chefe da “Scarlet” vive desafios junto de sua equipe de trabalho, mostra a importância de lidar com obstáculos e ensina lições valiosas.

Onde assistir: Netflix

Self Made: a Vida e a História de Madam C.J. Walker

A série conta a história de Madam C.J Walker (Octavia Spencer), a primeira mulher negra a ficar milionária por conta própria nos Estados Unidos. Durante sua trajetória, a empresária é pioneira no mercado de produtos capilares para negras em uma época onde o racismo e o machismo predominam. Além do empreendedorismo, a série traz aprendizados importantes sobre independência, liberdade e ambição. 

Onde assistir: Netflix

Scandal

Olivia Pope (Kerry Washington), uma ex-consultora de comunicações da presidência dos Estados Unidos, decide que após deixar seu emprego na Casa Branca é hora de mudar os rumos e abrir seu próprio negócio de relações públicas. Ao longo da série dramática, a protagonista se dedica a proteger a imagem pública da elite, sem deixar que nenhum segredo venha à tona. Os clientes de Olivia sempre têm algo em comum: polêmicos e ricos, com histórias desafiadoras. A narrativa foge do politicamente correto e mostra que os personagens não são perfeitos. No entanto, reforça a importância de fazer sempre o seu melhor.   

Onde assistir: Star+

Shark Tank Brasil

O reality show mostra aspirantes a empreendedores com um objetivo em comum: apresentar o seu próprio negócio a fim de conseguir investimentos. Os investidores, que são os próprios “jurados”, podem fazer contrapropostas e até mesmo rejeitá-las. Caso aceitem, passam a ter uma participação percentual no negócio, tornando-se sócios, e devem impulsionar os negócios da empresa. 

Onde assistir: Sony Channel

E então, bora se inspirar e colocar suas ideias de empreendedorismo em prática?

Mais notícias como essa

Beleza

Especialista fala sobre as apostas de maquiagem para a estação e como aderir a essas tendências

Saúde

Os gases podem ser causados pela alimentação, outros hábitos ou mesmo doenças; entenda como evitar o problema

Receitas

Se você ama um frango empanado, precisa conhecer essas dicas para ele ficar saboroso, crocante por fora e macio por dentro

Receitas

Colocar alguns alimentos no micro-ondas pode não ser adequado ou mesmo se mostrar perigoso; saiba quais não devem ir no eletrodoméstico