Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
O método 50-15-35 pode te ajudar a economizar dinheiro
O método 50-15-35 pode te ajudar a economizar dinheiro - Foto: Shutterstock

Finanças e Empreendedorismo

Finanças pessoais: conheça o método 50-15-35 para economizar dinheiro

O método 50-15-35 é uma forma de economizar dinheiro e organizar suas finanças; veja como funciona na prática

Economizar dinheiro é um ponto-chave para quem tem grandes sonhos na vida e deseja realizá-los. Então, se você sonha em fazer uma viagem, comprar um carro ou ainda uma casa própria, precisa aprender a poupar.

É claro que, na teoria, economizar dinheiro parece ser bastante fácil, né? Mas, na prática, a situação é bem diferente. Ainda bem que existe uma técnica que pode te ajudar a guardar uma grana para concretizar seus objetivos pessoais: é o método 50-15-35.

Poupar dinheiro exige dedicação e planejamento financeiro
Poupar dinheiro exige dedicação e planejamento financeiro – Foto: Shutterstock

Embora seja uma forma simples de economizar dinheiro, essa técnica não é indicada para todas as pessoas, viu? Por isso, antes de aplicá-la, você deve avaliar a sua situação financeira e ver se ela cabe no seu estilo de vida.

Dito isso, vamos aprender como o método 50-15-35 funciona:

Entenda a técnica

A regra dos 50-15-35 consiste em uma divisão de renda mensal, onde cada número representa uma porcentagem que será destinada para cada uma de suas despesas.

Para isso, categorize-as em gastos essenciais, prioridades financeiras e estilo de vida. Nesse sentido, veja como ficam as divisões:

  • 50% para gastos essenciais;
  • 15% para prioridades financeiras;
  • 35% para estilo de vida.

Na sequência, você confere quais gastos se encaixam em cada categoria.

Gastos essenciais

Os gastos essenciais são aqueles que você tem todo mês, como aluguel, contas de água e energia, plano de saúde, transporte público, gasolina e a mensalidade escolar dos filhos, por exemplo.

O ideal é que os gastos essenciais ocupem 50% do seu orçamento. Caso o seu consumo seja menor que 50%, você pode remanejar para outras áreas como prioridades financeiras ou estilo de vida.

Contudo, caso identifique que esses gastos consomem mais que 50% das suas despesas mensais, o jeito é reorganizar suas contas e rever o seu padrão de vida.

Prioridades financeiras

As prioridades financeiras são as dívidas que você precisa quitar. Mas, caso não tenha nenhuma pendência financeira, você pode utilizar os 15% em investimentos.

Atualmente, existem várias possibilidades de aplicações no mercado, assim, busque aquela que mais combina com o seu perfil de investidor.

Outra opção é usar o dinheiro para criar uma reserva financeira ou planejar o futuro do seu filho, investindo em um plano de previdência privada.

Estilo de vida

Gastos com restaurante, delivery, cinema, academia, entre outros produtos e serviços relacionados à diversão e bem-estar, devem receber 35% do seu orçamento.

No entanto, é importante destacar que essas despesas são secundárias e precisam vir depois dos gastos essenciais e prioridades financeiras. Ou seja, pague as contas e quite as dívidas primeiro!

Quais são os objetivos desse método de despesas mensais?

O método 50-15-35 serve, principalmente, para você enxergar melhor quais são os seus gastos e para onde vai o seu dinheiro. Porém, essa técnica também contribui para outras coisas. Observe abaixo no que mais ele pode te ajudar:

  • garantir uma reserva financeira;
  • priorizar seus gastos entre essenciais e supérfluos;
  • controle financeiro das suas despesas mensais.

Mais notícias como essa

Saúde

Confira quais alimentos podem elevar a imunidade e aprenda fazer um xarope natural para aumentar a proteção do seu organismo

Saúde

Muitas mães têm optado por extrair e armazenar o leite materno por várias razões; saiba como fazer isso corretamente

Receitas

Com esses alimentos ricos em colágeno, você vai conseguir mais saúde para sua pele e ainda retardar sinais de envelhecimento

Amor e Sexo

Comunicar o relacionamento à empresa e evitar que os assuntos íntimos interfiram no trabalho são cuidados para manter no ambiente profissional