Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Glossário bancário: conheça o significado dos termos mais usados
Termos bancários podem gerar dúvidas entre as pessoas - Foto: Shutterstock

Finanças e Empreendedorismo

Glossário bancário: conheça alguns dos termos mais usados

Especialista explica a definição e o significado dos principais termos utilizados no universo bancário e financeiro

Termos bancários como CDI, consignado, IOF, liquidez, análise de crédito, entre outros, estão sempre presentes em nosso cotidiano. Mas, não é todo mundo que conhece o significado destas palavras, não é mesmo?

Para te ajudar a entender algumas delas, Túlio Matos, co-fundador e CEO da iCred, explicou o significado de 9 termos usados no universo bancário e financeiro que podem gerar dúvidas aos brasileiros. Confira!!!

Consignado

Esse é um termo muito popular que se refere a um tipo de empréstimo em que as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento. A palavra é utilizada no meio bancário como “crédito consignado” ou “empréstimo consignado”. 

IOF

O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), como o próprio nome já diz, é o imposto federal sobre todas as operações, sendo as mais comuns o crédito, câmbio e seguros, podendo se estender a títulos e valores imobiliários. 

Deságio

O termo é amplamente utilizado no universo bancário para indicar taxas e condições que podem ser aplicadas em uma transação. Ele está diretamente relacionado a um desconto em um investimento, se for comparado ao seu valor nominal efetivo no mercado. 

Liquidez

A palavra é utilizada dentro do contexto de investimentos, e diz respeito ao tempo de resgate de uma aplicação, ou seja, em quanto tempo ela fica disponível de volta para o investidor ou a partir de quando pode ser solicitada de volta. 

O termo também remete à facilidade de um ativo se transformar em dinheiro sem que haja perda do seu valor recorrente. Investimentos com liquidez diária, por exemplo, geram lucros todos os dias e podem ser resgatados a qualquer momento. 

CDI

É a sigla para Certificado de Depósito Interbancário (CDI), que são investimentos em forma de títulos emitidos pelos bancos, com prazos de rendimento curtíssimos, de até um dia útil. Além disso, é um dos principais índices de referência para outros investimentos de renda fixa. 

Financiamento

É quando uma pessoa solicita crédito para a compra de determinado bem. O pagamento é feito por meio de parcelas mensais, diretamente à instituição credora, que repassa o valor ao vendedor. 

Débito automático

É um serviço oferecido pelas instituições financeiras que possibilita ao correntista utilizar o saldo da conta para quitar, de forma automática, o pagamento de contas rotineiras, como água, luz, internet, entre outras. 

Alienação fiduciária

É uma forma de garantia para pagamentos de dívidas. É considerada uma modalidade de financiamento, onde o devedor fornece algum bem valioso a quem está devendo como forma de garantia de que a dívida será paga. Neste caso, o bem passa a ser juridicamente pertencente ao credor, até que a dívida seja quitada. 

Análise de crédito

O termo faz referência a um procedimento padrão realizado por bancos e instituições financeiras antes de oferecer serviços de crédito, como empréstimos, cartões e financiamentos. O objetivo é avaliar o perfil do cliente e seu histórico bancário, o que pode ser decisivo para a aceitação ou recusa do serviço.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Beleza

Cuidados simples no dia a dia ajudam a manter os cabelos loiros hidratados e com muito brilho

Saúde

Uvas, azeitonas, nozes, sementes e pipoca são alguns dos alimentos que possuem maior risco de provocar engasgo em pessoas acima dos 60 anos

Receitas

Está com medo de fazer feijoada demais ou de menos para o almoço em família? Confira dicas para acertar nisso e no sabor do...