Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Veja o que acontece quando você cai na malha fina
Veja o que acontece quando você cai na malha fina - Foto: Shutterstock

Finanças e Empreendedorismo

Imposto de Renda 2023: saiba o fazer se errar e cair na malha fina

Especialista ensina como quem tem pendências tributárias pode evitar errar na hora do Imposto de Renda e a como não cair na malha fina

Falta apenas um dia para entregar a declaração do Imposto de Renda (IR) 2023! E se você, assim como boa parte dos brasileiros, deixou para entregar esse documento às vésperas, saiba que é preciso correr! Até porque, uma das principais preocupações das pessoas é cair na malha fina por informações equivocadas.

Para o contador Paulo César, que é professor do curso de Ciências Contábeis do Unipê, alguns dos principais erros cometidos na hora da entrega do IR são: omissão de receitas, diferenças entre valores pagos e declarados, omissão de imposto retido na fonte, digitação errada, declarar rendimento em ficha errada, esquecer de declarar os dependentes (ou confundir alimentado e dependente), dedução errada de despesas médicas, gastos com educação, entre outros.

Por isso, que tal conferir informações que podem te ajudar a entregar o Imposto de Renda 2023? A seguir, você também confere informações que vão te ajudar a evitar erros e o que fazer para não cair na malha fina. Confira!

Novidade no Imposto de Renda 2023

Paulo comenta que 2023 será o primeiro ano em que pessoas que recebem 1,5 salário mínimo mensal terão que pagar o imposto. “Isso é fruto da junção entre a tabela do IR, sem atualização desde 2015, e o valor atual para o salário mínimo aprovado pelo Congresso Nacional”, pontua. Já com relação ao prazo, ele permanece o mesmo: do primeiro dia útil de março até às 23h59 de 31 de maio.

Caí na malha fina! E agora?

“Quando o contribuinte é pego na análise da Receita Federal, o órgão o notifica para que ele possa verificar as causas da malha fina e possa, no primeiro momento, efetuar uma Declaração Retificadora para corrigir as inconsistências”, orienta Paulo. Por isso, caso você caia na malha fina, nada de entrar em desespero!

E os prejuízos por trás de cair nas garras do Leão? Primeiramente, há o empecilho de ter que fazer uma Declaração Retificadora confirmando informações que não estavam na declaração original. Além disso, segundo Paulo, caso se confirmem as inconsistências apontadas na malha, o contribuinte terá que pagar mais imposto.

“Caso as inconsistências permaneçam e a pessoa detenha documentação comprobatória, ele deverá aguardar uma nova notificação da Receita Federal. Então, deve comparecer a uma de suas unidades para efeito de sanar os erros apresentando a documentação, ou até mesmo deverá abrir o e-Processo para enviar a documentação”, diz Paulo.

Para saber se você está na malha fina antes de fazer a declaração do IR 2023, acesse o menu e-Cac no site da Receita Federal. Para isso, basta usar o CPF e a senha do portal e-Gov. Lá, acesse a aba “Meu Imposto de Renda”. Ali é possível ver o processamento de sua declaração, inclusive a verificação de malha fina. “Dá até para resolver algumas situações no mesmo portal”, acrescenta Paulo.

Mais notícias como essa

Moda

Você já pensou nos seus looks de inverno para esse ano? Confira opções de peças para apostar e deixe suas produções ainda mais estilosas

Saúde

Especialista explica passo a passo de exercícios de respiração que são ótimos para a saúde e o bem-estar; confira e pratique

Receitas

Higienização correta dos alimentos é primordial para evitar a intoxicação alimentar e garantir a saúde e o bem-estar

Receitas

Algumas dicas podem te ajudar a facilitar as compras de supermercado e não passar horas do seu dia nessa tarefa