Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
A declaração de Imposto de Renda pode auxiliar o contribuinte a ter maior controle sobre seu patrimônio financeiro
Veja as vantagens de declarar o Imposto de Renda - Foto: Shutterstock

Finanças e Empreendedorismo

Imposto de Renda: conheça 4 benefícios ocultos da declaração

A declaração de Imposto de Renda pode auxiliar o contribuinte a ter maior controle sobre seu patrimônio financeiro

Fazer a declaração do Imposto de Renda (IR) pode parecer apenas uma obrigação burocrática é algo que muitos brasileiros prefeririam evitar. No entanto, alguns benefícios dessa prática podem estar ocultos.

“Se olharmos por outro ângulo, esse processo anual pode se transformar em uma excelente ferramenta de planejamento financeiro e autoconhecimento econômico”, diz Carlos Castro, especialista em finanças e CEO da SuperRico.

A seguir, o profissional explica como isso é possível e porque é importante se interessar, ao menos um pouco, pelo próprio Imposto de Renda destacando quatro vantagens em declará-lo. Confira!

Revelações sobre sua vida financeira

Primeiramente, ao organizar as informações para a declaração, você é obrigado a revisar todas as suas movimentações financeiras do ano anterior. Isso inclui seus rendimentos, investimentos, dívidas, gastos significativos e quaisquer outras transações financeiras. Esse exercício, embora possa parecer tedioso, é uma oportunidade de ouro para ter uma visão clara da sua situação financeira.

Check-up da saúde financeira

Ao analisar sua declaração, você pode verificar como está a saúde do seu patrimônio. É como fazer um “check-up” financeiro: se vê quanto realmente ganhou, o que conseguiu poupar ou investir e como seus bens (como imóveis, carros ou investimentos) evoluíram ao longo do ano. Essa análise permite identificar se você está no caminho certo para alcançar seus objetivos financeiros ou se precisa ajustar seus hábitos de consumo e investimento.

Crescimento do patrimônio líquido

Uma das percepções mais valiosas que se pode obter é o crescimento ou a redução do seu patrimônio líquido, que, basicamente, corresponde ao que sobra quando você subtrai todas as suas dívidas dos seus bens e investimentos. Se ele está crescendo ano após ano, você está, provavelmente, num bom caminho. Se não, pode ser hora de repensar suas estratégias financeiras. Sempre é tempo!

Planejamento tributário inteligente

Entender sua declaração de Imposto de Renda também é crucial para planejar futuras declarações. Assim, você pode identificar, por exemplo, oportunidades de abater mais impostos, investindo em produtos financeiros incentivados ou despesas dedutíveis, como previdência privada do tipo PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), despesas médicas ou educação.

Mais notícias como essa

Moda

Confira aqui algumas dicas para incorporar o jeans ao seu visual e criar looks incríveis com diferentes peças!

Casa & Decor

Algumas pessoas, especialmente as iniciantes nos cuidados com plantas, têm dificuldade em saber quando elas podem estar morrendo

Beleza

Com o inverno chegando, chegou a hora de montar um nécessaire ideal para a estação, com todos os itens indispensáveis em um clima mais...

Estilo de Vida

Procedimento famoso no TikTok ajuda a relaxar e tratar problemas capilares como caspa e excesso de oleosidade