Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Planeje seus gastos com essas dicas
Planeje seus gastos com essas dicas - Shutterstock

Finanças e Empreendedorismo

Planejamento financeiro: 7 dicas para começar o seu

Pesquisa revela que 62% dos brasileiros não registram suas despesas; veja como fazer um planejamento financeiro de um jeito fácil

Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito mostrou que 62% dos brasileiros não registram suas despesas. Os motivos listados para o levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes e Lojistas foram vários: falta de disciplina, não se lembrar das compras em dinheiro, pouco tempo no dia a dia, etc.

Essa prática de não registrar as despesas, apesar de poder parecer inofensiva, é bem preocupante. Esses dados mostram como, no geral, os brasileiros não têm o hábito de fazer um planejamento financeiro realmente organizado. Só que isso é muito importante para a saúde financeira, então é necessário mudar essa realidade.

“Algumas pessoas gastam todo o seu salário no mesmo mês vive apenas para pagar contas, o que é um erro grave em termos de educação financeira. É importante planejar o futuro, economizando para uma viagem, para ter liberdade financeira e para alcançar uma aposentadoria mais confortável”, explica a planejadora financeira Sâmia Vasconcelos.

A educação financeira é um processo gradual, que deve acontecer aos poucos e de forma consistente. Sâmia separou algumas dicas para começar a se planejar.

Monte uma planilha

Esse é o primeiro passo para quem não faz nenhum planejamento financeiro e quer começar. Faça uma planilha e anote todas as suas receitas e despesas e coloque tudo, desde o aluguel da sua casa até aquele cafezinho depois do almoço.

Além disso, separe essas despesas em categorias, como aquelas que são fixas e aparecerão todos os meses e aquela variáveis. “Se você dividir os gastos por categorias, vai ter vários insights ao acompanhar as informações registradas ao longo do mês, enxergando ótimas oportunidades para economizar”, diz Sâmia.

Use a tecnologia

A tecnologia pode ser muito benéfica para o planejamento financeiro, desde que usada da forma correta. “Existem inúmeros aplicativos para smartphones feitos para facilitar o controle das despesas diárias. Assim, atualizar sua planilha fica muito mais fácil”, explica a especialista.

Faça pequenos sacrifícios

A especialista recomenda que, depois de entender os seus gastos, você pense em quais deles podem ser cortados ou diminuídos, fazendo pequenos sacrifícios. “Tendo mais consciência de seus gastos, é possível cortar determinadas despesas que não fazem sentido para você e economizar uma parte do salário todo mês”, comenta a profissional. Ou seja, nada de gastar o salário todo durante o mês e ficar sem aquela reserva.

Separe uma reserva financeira para emergências

Mesmo que você tente evitar, imprevistos podem acontecer. Por isso, é importante guardar um pouco do seu salário (10%) para criar uma reserva para esses casos.

Crie o hábito de aplicar mensalmente

“Pesquise sobre investimentos seguros e que rendem mais do que a poupança”, diz Sâmia. Então, crie o hábito de aplicar mensalmente parte do dinheiro que você recebe. Dessa forma, você consegue multiplicar o seu dinheiro, mesmo que não tão rapidamente, sem tantos riscos.

Diversifique seus investimentos

Já ouviu aquele ditado “não coloque todos os ovos em uma única cesta”? Ele está certo. Afinal, se ela vier a cair, todos serão perdidos, não é mesmo? Isso vale também para os investimentos financeiros que, quanto mais diversificados, menor o risco de perdas. Isso vale principalmente para quem já aposta em ativos de risco mais elevado, como ações e criptomoedas, por exemplo.

Estude sempre

Como em qualquer área, para entender o planejamento financeiro e como fazê-lo da melhor forma, é importante estudar sobre o assunto e se atualizar. “Crie o hábito de ler blogs sobre o assunto, ao menos eventualmente, além de acompanhar o noticiário de economia. Saiba que as coisas mudam, os melhores ativos de hoje poderão não ser vantajosos amanhã”, diz Sâmia.

Mais notícias como essa

Beleza

Corte curto e cheio de movimento é tendência entre celebridades; conheça o choppy bob e saiba como utilizar

Saúde

Especialista alerta sobre as doenças inflamatórias intestinais e a importância do diagnóstico precoce

Estilo de Vida

Influenciadora mística Nanda Silveira explica o que pode atrapalhar a Lei da Atração e dá algumas dicas para você conseguir atrair o que pensa

Moda

As passarelas já têm mostrado quais calçados devem fazer sucesso no inverno; descubra e já prepare seu guarda-roupas para a estação