Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Comprar um carro ainda é o sonho de consumo dos brasileiros
Comprar um carro ainda é o sonho de consumo dos brasileiros (Créditos: Shutterstock)

Finanças e Empreendedorismo

Planejamento financeiro: 5 passos para conseguir comprar um carro

Especialista ressalta a importância de criar uma mentalidade para maximizar ganhos e amenizar custos a fim de comprar um carro

Nada se compara ao conforto de um automóvel, não é? Com ele, você tem a liberdade de poder ir e vir quando quiser. Mas, apesar do custo de manter um veículo no Brasil ter aumentado nos últimos anos, comprar um carro ainda é o sonho de muitos brasileiros.

Para adquirir um automóvel é preciso ter controle financeiro
Para adquirir um automóvel é preciso ter controle financeiro (Créditos: Shutterstock)

De acordo com o estudo ‘Carat Insights Projeções para o Varejo 2022’, realizado pelo Instituto Locomotiva, esse objetivo aparece em terceiro lugar (18%), atrás somente da aquisição de um imóvel (24%) e da realização de uma viagem (19%).

Contudo, antes de ter um veículo na garagem, é necessário um planejamento que garanta que esse investimento caiba dentro do orçamento

“O planejamento financeiro é sempre um desafio, principalmente em um país em que a educação financeira é uma realidade distante da maioria da população. Por isso, é importante se atentar e cultivar uma mentalidade que ajude a tomar as melhores decisões. Neste caso, abrir mão de um prazer imediato significa a possibilidade de maximizar seus ganhos, diminuir os gastos desnecessários e atingir grandes objetivos”, diz Daniel Abbud, fundador e CEO de uma fintech de financiamento digital de automóveis. 

Pensando em ajudar aqueles que desejam comprar um carro, o executivo listou as principais dicas para um gerenciamento adequado das finanças. Confira abaixo: 

Faça um diagnóstico das suas finanças 

“Um automóvel é um bem de alto valor. Portanto, exige recursos não só no momento da compra, mas também na manutenção. Desta maneira, é preciso que o comprador tenha o conhecimento da própria situação financeira por meio de um diagnóstico”, explica Abbud.

O financiamento é o principal meio para comprar um carro. No entanto, para ter mais chances na aprovação de crédito, é fundamental que o consumidor consiga comprovar aos bancos que consegue cumprir com os compromissos financeiros.

“Um segundo passo no planejamento deve ser procurar manter as finanças em ordem. Caso as dívidas sejam identificadas, uma sugestão é listá-las em ordem de prioridade a fim de quitá-las antes de seguir nesse processo”, pontua o CEO. 

Reflita sobre as principais necessidades

Entender os custos que o automóvel pode trazer para o orçamento é uma parte essencial para garantir uma saúde financeira positiva, visto que fatores como combustível, manutenção, seguro e IPVA impactam no dia a dia.

Nesse sentido, é necessário refletir sobre as principais necessidades que precisam ser atendidas com o automóvel a fim de prever o modelo e os investimentos que irão ser despendidos com ele.

“As pessoas têm particularidades diferentes. Por isso, é imprescindível listar os itens que supram essas necessidades na hora de planejar a compra. Neste momento, os seguintes questionamentos são fundamentais: o modelo é compatível com a minha realidade? Qual será a frequência de uso? Quais serão os meus principais destinos?”, sugere o executivo. 

Busque opções 

Em vez de se deixar levar pelo impulso, ansiedade ou pressão do vendedor, aposte na pesquisa de mercado. Ao comparar concessionárias e modelos, vale lembrar que além do valor do automóvel, é importante incluir os custos adicionais.

Já em relação à etapa de financiamento, existem startups que por conta da digitalização da análise de crédito conseguem otimizar e garantir mais assertividade nesse processo. 

Tenha sempre um plano B 

Faça uma reserva de emergência. Ela é uma garantia de honrar os compromissos financeiros porque é uma quantia reservada para casos de imprevistos. O ideal é reunir um valor equivalente a seis meses ou a um ano do salário atual.

Fonte: Daniel Abbud, fundador e CEO da Dryve, fintech de financiamento digital de automóveis.

Mais notícias como essa

Saúde

Nutricionista explica os benefícios e lista alimentos que contribuem com a reposição de colágeno no organismo

Receitas

Quer comer bastante proteína, mas cansou do ovo? Veja outras fontes desse nutriente que podem ser substitutos do ingrediente

Saúde

Especialista dá dicas para aproveitar as festas juninas de forma equilibrada e manter a dieta saudável

Entretenimento

Vai ficar em casa no Dia dos Namorados para fazer uma programação mais aconchegante? Use esses filmes e aproveite bem o dia!