Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Serasa alerta para os gastos com shows internacionais no Brasil
Serasa alerta para os gastos com shows internacionais no Brasil - Foto: Delmiro Junior / Shutterstock

Finanças e Empreendedorismo

Planeje-se! 4 dicas para não se endividar com shows internacionais

Especialista revela os principais cuidados para não contrair dívidas com a onda de shows e festivais no país este ano

A confirmação de diversos shows internacionais no Brasil este ano fez com que os fãs de música criassem, nas redes sociais, o movimento “Stop Coming to Brazil”, pedindo para que os artistas não anunciem mais shows no país em 2023. A brincadeira reuniu comentários bem-humorados de usuários sobre a falta de dinheiro para arcar com os valores dos eventos.

Algumas marcas também se manifestaram, como a empresa de análise de crédito Serasa, que fez um apelo aos internautas: “Peço que parem de mandar para os artistas internacionais ‘Come to Brazil’”, publicou.

https://twitter.com/tonaserasa/status/1621285799911120905?s=20

Apesar do tom bem-humorado da publicação, a mensagem serve, de fato, como um alerta para os consumidores, já que os gastos excessivos com ingressos e outras despesas podem levá-los ao endividamento.

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, o endividamento atingiu 77,9% da população em 2022. E o cartão de crédito ainda é a principal causa, respondendo por 86,6% das dívidas

Para ajudar os fãs a irem aos shows dos seus artistas favoritos sem prejudicar o orçamento, o Alto Astral conversou com Clara Aguiar, gerente da Serasa, que nos deu algumas dicas de como não se endividar com a onda de shows e festivais no Brasil. Confira:

Tenha planejamento financeiro

Saber qual é o valor da renda e dos gastos de cada mês é importante. Assim você poderá definir quanto poderá gastar com a compra do ingresso e, em alguns casos, eventuais despesas com passagens, acomodação e taxas de serviço.   

Comprar por impulso

Evite ser levado pelas propagandas e pelo impulso de comprar. Questione se o gasto é realmente necessário e se as suas finanças pessoais comportam a compra de um ingresso neste momento. 

Meia-entrada

Verifique a possibilidade de pagar meia entrada, seja por carteira de estudante, idoso ou pessoa com deficiência. Atente-se ao prazo da carteirinha e informe-se antes sobre quais são os documentos válidos para identificação, como atestado de matrícula e carteira de identidade.

Compre com antecedência 

Aliado ao seu planejamento, busque comprar o ingresso logo no primeiro lote de venda. Além de ser mais barato, permite que você tenha mais tempo para se organizar e evita a ansiedade de não conseguir comprar com antecedência e pagar mais caro no ingresso.

Cuidado com o golpe do ingresso!

Ao comprar seu bilhete pela internet, tenha cuidado para não cair em golpes e adquirir um ingresso falso. Para evitar esse tipo de situação, a Serasa faz alguns alertas: 

  • Preste atenção a detalhes como a tipografia, cores e tamanho dos elementos gráficos que compõem o ingresso;
  • Compre o ingresso somente por meio do site oficial do evento;
  • Verifique se o site tem o certificado de segurança, representado por um ícone em forma de cadeado, ao lado do endereço da barra de navegação;
  • Se for comprar o ingresso de terceiros, certifique se é uma pessoa conhecida e com referências;
  • Caso a oferta do ingresso esteja abaixo do valor que foi pago pelo vendedor, desconfie;
  • Exija a transferência do ingresso pelo site do evento. Na maior parte dos sites oficiais, quem compra o ingresso pode transferir para outro nome, mas a operação precisa ser feita antes do download,
  • Pedir informações que fogem da finalidade da compra do ingresso, também pode ser uma tentativa de golpe. 

Mais notícias como essa

Comportamento

Está sem criatividade do que compartilhar ou enviar para seu par nesse Dia dos Namorados? Inspire-se com essas belas mensagens de amor

Pets

A flora intestinal dos animais de estimação desempenha um papel importante na manutenção do equilíbrio do organismo

Moda

Inspirada na estética esportiva de tenistas, o tenniscore está em alta no universo da moda; saiba como aderir

Comportamento

Especialista explica o termo “vínculo fantasma”, que tem sido muito discutido nas redes sociais e pode ser confundido com o ghosting