Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Planeje-se! 4 dicas para sobrar dinheiro no final do mês
Planeje-se para terminar o mês com dinheiro - Foto: Shutterstock

Finanças e Empreendedorismo

Planeje-se! 4 dicas para sobrar dinheiro no final do mês

Saiba como organizar as suas finanças para controlar seu dinheiro e não terminar o mês no vermelho!

Quem nunca chegou no fim do mês sem dinheiro? Pois é! Controlar os gastos e economizar, na maioria das vezes, pode ser um grande desafio, mas com planejamento financeiro é possível mudar essa situação! 

Pensando nisso, especialistas da fincare N26 reuniram algumas dicas valiosas que podem te ajudar a planejar melhor suas finanças pessoais e, assim, deixar de terminar o mês no vermelho. Confira abaixo:

1. Coloque seu orçamento em uma planilha

Para realizar seu planejamento financeiro, coloque todas as suas despesas em uma planilha e divide-as em fixas, como aluguel, contas de água, luz e internet, e variáveis como alimentação, transporte e entretenimento, por exemplo. Isso lhe permite ter uma melhor visão de onde seu dinheiro está sendo gasto para que você possa administrá-lo e dividi-lo entre as contas. 

2. Faça uma reserva de emergência

Situações inesperadas, como despesas médicas ou reparos na casa, podem surgir a qualquer momento. Por isso, é importante ter uma reserva de emergência para não comprometer suas finanças pessoais. Coloque-a em seu planejamento financeiro como uma despesa fixa, mas com um valor que você consiga guardar mensalmente, nem que seja R$ 10,00.

3. Priorize suas necessidades

Identifique suas necessidades essenciais e priorize-as. Dessa forma, durante o mês, evite gastos supérfluos ou compras por impulso que possam comprometer seu orçamento, como ir para o trabalho de carro, sendo que o mesmo trajeto pode ser realizado por transporte público, ou gastar dinheiro com o lanche das crianças da escola, se elas podem levar uma lancheira de casa. 

4. Acompanhe seu planejamento!

Não basta fazer o planejamento financeiro apenas em um só mês do ano. É importante acompanhar regularmente seus gastos ao longo de todo o período para realizar ajustes rápidos caso perceba que está se aproximando do limite do seu orçamento. Portanto, fique atenta aos seus gastos!

Mais notícias como essa

Saúde

Nutricionista explica os benefícios e lista alimentos que contribuem com a reposição de colágeno no organismo

Receitas

Quer comer bastante proteína, mas cansou do ovo? Veja outras fontes desse nutriente que podem ser substitutos do ingrediente

Saúde

Especialista dá dicas para aproveitar as festas juninas de forma equilibrada e manter a dieta saudável

Entretenimento

Vai ficar em casa no Dia dos Namorados para fazer uma programação mais aconchegante? Use esses filmes e aproveite bem o dia!