Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Especialista em educação financeira revela estratégias fundamentais para gerenciar o orçamento familiar
Veja como organizar o orçamento familiar - Foto: Shutterstock

Finanças e Empreendedorismo

Orçamento familiar: saiba como equilibrar as finanças

Especialista em educação financeira revela estratégias fundamentais para gerenciar o orçamento familiar

Cuidar do orçamento familiar é essencial para evitar dívidas e conseguir alcançar metas e objetivos. Para que isso seja possível, é necessário ter bastante disciplina e organização —além da adoção de certas estratégias para conseguir controlar o orçamento

O especialista em educação financeira, Resende Neto, comenta que a maioria das pessoas têm dificuldade em identificar onde gastam seu dinheiro. Por isso, segundo ele, é crucial ter clareza sobre quanto se ganha e quanto se gasta, separando despesas essenciais de gastos supérfluos.

Além disso, ele ressalta que é necessário definir objetivos financeiros claros. Para isso, é importante ter um diálogo aberto dentro da família, para alinhar prioridades e compromissos financeiros. “Planejar juntos, definir objetivos compartilhados e trabalhar em direção a eles como uma equipe é essencial”, afirma.

Panorama das famílias 

Uma pesquisa recente realizada pelo Serasa em parceria com Instituto Opinião Box apontou que as mulheres brasileiras estão assumindo um papel cada vez mais proeminente na gestão das finanças familiares. 

O estudo “A Relevância das Mulheres nas Finanças Brasileiras” mostrou que três em cada 10 mulheres são as únicas provedoras de renda de suas famílias. Além disso, 93% das mulheres participam ativamente das finanças da família.

Já a pesquisa “A Relação do Brasileiro com o Automóvel”, também fruto da parceria entre as duas instituições, revelou que os custos com automóveis estão entre os maiores gastos anuais das famílias brasileiras, superando até mesmo as despesas básicas.

Conforme o levantamento, 67% dos lares brasileiros têm os custos com o automóvel entre os três maiores gastos anuais. Os custos com os veículos ficam atrás apenas da alimentação (69%) e figuram à frente das despesas com as contas básicas, como água, luz e gás (62%).

De acordo com o especialista em educação financeira, o envolvimento de toda a família é fundamental no processo de gestão financeira. “O diálogo aberto e transparente sobre dinheiro, desde uma idade jovem, é crucial para criar uma mentalidade financeira saudável”, finaliza Resende. 

Mais notícias como essa

Beleza

Especialistas listam as cores de cabelo em alta e revelam dicas para manter a saúde e vivacidade dos fios

Saúde

Além de problemas emocionais, o desejo excessivo por doces pode sinalizar desequilíbrios no funcionamento do organismo

Saúde

Especialista alerta sobre as doenças inflamatórias intestinais e a importância do diagnóstico precoce

Receitas

Se o seu bolo ficou seco demais, assou mais do que o esperado ou até ficou solado, pode ser possível reaproveitá-lo de alguma forma