Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Saiba os benefícios que o moodboard pode trazer para a sua vida
Saiba os benefícios que o moodboard pode trazer para a sua vida - Foto: Shutterstock

Moda

Moodboard: o que é, para que serve e como fazer o seu?

Saiba como criar um painel de inspirações para entender melhor o seu estilo e descubra seus vários benefícios

Se você consome conteúdos sobre moda com frequência, talvez já tenha ouvido falar do moodboard. Basicamente, esse termo se refere a uma ferramenta que junte várias imagens e referências visuais de um mesmo estilo ou que se liguem de alguma forma. Mas você sabe exatamente a função de um moodboard na moda ou sobre como fazer o seu? Confira um pouco mais sobre isso a seguir:

O que é um moodboard?

O moodboard, também chamado de painel de inspirações, nada mais é do que um “painel”, seja ele físico ou digital, onde é possível colocar imagens e outras referências visuais, como textos ou pedaços de tecidos. No mundo da moda, essas referências podem estar ligadas a cores, modelos e texturas de peças, por exemplo.

Um moodboard pode incluir vários tipos de imagens
Um moodboard pode incluir vários tipos de imagens – Foto: Shutterstock

Para que serve?

Um moodboard pode ter várias funções no mundo da moda. Estilistas podem usá-lo, por exemplo, para juntar referências criativas para criar uma determinada coleção. Porém, um dos usos mais comuns é para entender melhor o seu próprio estilo.

Isso porque, ao criar essa ferramenta, você vai precisar refletir bastante sobre que tipos de roupa gosta e o motivo. Ou seja, fazer um moodboard pode ser uma ótima ideia para entender melhor as características que você mais aprecia nas peças e fazer melhores escolhas nas suas próximas compras.

Dicas para fazer um moodboard

Dá para criar o painel de inspirações de várias maneiras, tanto físicas quanto digitais. Porém, em todos os casos, os passos são mais ou menos os mesmos.

Primeiramente, você vai precisar fazer bastante pesquisa e reflexão. Busque em sites, redes sociais, revistas ou até mesmo ao seu redor, referências de roupas que gosta e tente pensar sobre quais aspectos especificamente fazem você apreciá-las.

A partir disso, você vai juntar várias imagens que representem os estilos, modelos, cores e texturas que mais te agradaram e começar a sua colagem com elas. Depois, você também pode escrever algumas palavras ou frases que combinem com o “clima” geral do moodboard criado ou até que expliquem alguns de seus elementos. Nesse momento, pense não apenas nas palavras que vai escrever, mas também na tipografia que mais combina com o seu painel.

No caso dos moodboards digitais, você também pode usar e abusar de outros recursos junto com as imagens, como pequenos vídeos ou GIFs, por exemplo. Depois que terminar de montar o seu painel, a ideia é observá-lo e refletir um pouco mais sobre o que ele mostra em relação ao seu estilo pessoal.

E aí, curtiu nossas dicas sobre como usar o moodboard para a moda? Comente aqui

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Especialistas falam sobre as causas do transtorno afetivo sazonal e explicam como lidar com esse problema

Beleza

Especialista explica quais são os tipos de base que existem no mercado e como escolher o produto ideal para a sua pele

Comportamento

Atividades garantem a diversão e auxiliam no aprendizado dos pequenos durante esse período em casa

Pets

Especialista explica como o treinamento de filhotes pode ajudá-los a ter uma melhor socialização e um desenvolvimento saudável