Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Saiba agora o que é o upcycling e sua importância no mundo da moda
Saiba agora o que é o upcycling e sua importância no mundo da moda - Foto: Shutterstock

Moda

Conheça o upcycling na moda e sua importância para a sustentabilidade

Cada vez mais discutido no mundo da moda, o upcycling pode ser um bom indicador na hora de buscar por marcas boas para o meio ambiente

Já ouviu falar de upcycling? Segundo a coordenadora de moda Stephanie Wengerkiewicz, o termo significa “o resultado criativo através de produtos e materiais em desuso trazendo nova vida e função”. Ou seja, é uma prática sustentável que usa materiais que seriam descartados para criar algo do zero.

Dá para entender como o uso ou não do upcycling, assim como de outras práticas sustentáveis, pode nos ajudar a descobrir quais marcas têm um compromisso com o meio ambiente, não é mesmo? Isso se aplica em várias indústrias, mas o termo ficou especialmente conhecido no mundo da moda.

Dentro do universo fashion, existem variadas formas de usar o upcycling. “Existem diversas alternativas: redesenhar roupas utilizando de peças antigas como matéria prima, usar estoque morto para criar novos produtos, reaproveitar material em descarte ou estocado em armazéns sem destino final. O objetivo é aproveitar do que já existe para dar um novo ciclo em vez de jogar fora”, cita Stephanie.

Nesse sentido, o upcycling é importante porque reduz o descarte e a produção de novas matérias-primas, diminuindo assim também o consumo excessivo de água, agentes químicos, emissão de gases poluentes e recursos naturais.

Para quem tem interesse em buscar marcas da moda que já aderiram ao upcycling, Stephanie recomenda tentar saber de onde vem cada produto e pesquisar a história das marcas. Atualmente, existem várias marcas que já são adeptas da prática.

Upcycling é diferente de reciclagem

A definição de upcycling pode acabar soando bem parecida com a de reciclagem, final, ambas as práticas usam matérias-primas descartadas para criar algo novo. Porém, como explicado pela especialista, existe diferença entre esses conceitos.

  • Reciclagem: quebra do produto final em partículas para desenvolver novamente a matéria prima e, em seguida, o mesmo ou outro produto.
  • Upcycling: usar do produto para criar outro, sem desenvolver a matéria prima do zero.

“Se um tecido é reciclado, ele vai ser desenvolvido do início com adição de outros recursos na composição. Se um tecido é usado para upcycling, ele vai ser reutilizado e readaptado”, exemplifica Stephanie.

Mas e você, já conhecia o conceito de upcycling dentro do mundo da moda?

Mais notícias como essa

Receitas

Alimentos termogênicos aumentam a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e promovendo a queima de gordura

Saúde

Se não forem tratadas adequadamente, as varizes podem causar desconforto e provocar complicações mais graves

Receitas

Além de deliciosa para comer assistindo a um filminho, a pipoca tem vários benefícios e até emagrece, desde que consumida da forma correta

Beleza

Métodos estão cada vez mais avançados para combater inseguranças, mas podem oferecer riscos durante a gravidez