Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Você sabe por que maio é conhecido como mês das noivas? Descubra!
Maio é conhecido como mês das noivas em todo o mundo - Foto: Shutterstock

Notícias

Você sabe por que maio é conhecido como mês das noivas? Descubra!

As explicações sobre maio ser o mês das noivas incluem detalhes bastante curiosos; saiba mais!

Você provavelmente já ouviu falar que maio é popularmente conhecido como o “mês das noivas”. Mas, você sabe de onde surgiu essa associação? Existem várias teorias que explicam por que maio ganhou essa fama, e para que você possa conhecê-las, reunimos as principais abaixo. 

Influência da primavera

Uma das teorias é a de que essa tradição surgiu no hemisfério norte, onde o maio é marcado pelo início da primavera. A estação é considerada importante dentro dos costumes populares, onde a chegada do mês é celebrada com flores. Com o tempo, elas foram sendo associadas às cerimônias de casamentos, tornando-se elementos importantes nas decorações tradicionais. 

Religião católica

Outra hipótese tem a ver com o catolicismo. Isso porque, de acordo com a Igreja Católica, maio é o mês oficial de homenagens à Maria, mãe de Jesus Cristo. Por isso, é também conhecido como o “mês das mães”. Como antigamente a ideia da maternidade era muito associada aos casamentos, casar-se em maio era sinal de sorte. 

Idade média

Esta também possui relação com os hábitos da Idade Média. Por causa das baixas temperaturas, as pessoas evitavam tomar banhos durante o outono e inverno. Sendo assim, o primeiro banho do ano costumava acontecer apenas em maio, época da primavera. E já que todos estariam limpos nesse período – inclusive os noivos – muitos casais escolhiam o mês para se casar. 

Qual mês ocorrem mais casamentos?

Por ser o mês das noivas, muita gente pode achar que maio é o mês em que mais se realizam casamentos. Entretanto, no Brasil, a maioria das cerimônias ocorrem em dezembro, mês em que as pessoas recebem o 13° salário e tiram férias coletivas no trabalho.

Por outro lado, nos Estados Unidos, o mês favorito para a realização de casamentos é fevereiro, principalmente por conta do Dia dos Namorados americano (ou Valentine’s Day, celebrado no dia 14 do mesmo mês).

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Influenciadora mística Nanda Silveira explica o que pode atrapalhar a Lei da Atração e dá algumas dicas para você conseguir atrair o que pensa

Beleza

Corte curto e cheio de movimento é tendência entre celebridades; conheça o choppy bob e saiba como utilizar

Saúde

Especialista alerta sobre as doenças inflamatórias intestinais e a importância do diagnóstico precoce

Receitas

Se o seu bolo ficou seco demais, assou mais do que o esperado ou até ficou solado, pode ser possível reaproveitá-lo de alguma forma