Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
O outono é uma estação que tem como característica principal as temperaturas amenas
O outono é uma estação que tem como característica principal as temperaturas amenas - Foto: Shutterstock

Notícias

O outono chegou? Confira até quando há previsão de frio para todo o país

Apesar de a estação ter começado com o clima bem quente, parece que o outono finalmente está dando as caras; veja quando fará frio

Parece que finalmente o outono está dando as caras, não é mesmo? A estação, que começou no último dia 20, tem como característica uma temperatura amena, já que é uma fase de transição entre o calor do verão e o frio do inverno. E apesar de sua primeira semana ter sido bem quente, desta vez, a segunda começou gelada.

Tudo isso tem um motivo: no momento, há um sistema de alta pressão localizado na região Sul e duas frentes frias em ação. Uma delas está em deslocamento para a região Sudeste, enquanto a outra começa avançar para o Sul a partir do dia 30.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Climatempo, as temperaturas mínimas podem variar entre 15 °C e 24 °C até o dia 12 de abril nas regiões Sul e Sudeste. Mas também é possível encontrar temperaturas mais baixas locais específicos, como é o caso da Serra Gaúcha e Santa Catarina, onde os termômetros podem ficar abaixo dos 12 °C.

Já nas regiões Norte, Nordeste e em partes do Centro-Oeste, será possível encontrar temperaturas mínimas entre 22 e 26 °C durante as próximas duas semanas.

Bota casaco, tira casaco

Ainda que a mudança no tempo cause uma certa empolgação entre quem prefere dias mais gelados, é inegável que você também terá que se prepara para outro evento comum durante o outono: o “efeito cebola”.

Esse é o fenômeno conhecido como “bota casaco, tira casaco” por conta das oscilações de temperatura entre o período da manhã e da tarde, então é importante estar preparado, principalmente se passa mais tempo fora de casa.

E isso é ainda mais importante quando se observa as máximas. Nos próximos dias, as temperaturas podem ultrapassar os 30 °C nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e em estados da região Sul como o Rio Grande do Sul e o Paraná.

Por sua vez, localidades na Bahia, sudeste de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, além dos estados de Santa Catarina e Paraná, podem registrar termômetros entre 26 °C e 30 °C, ou inferiores a 22 °C.

Por isso, se a dúvida é: até quando faz frio no outono, fique ciente de que essa sensação durará por pouco tempo. A tendência é, de fato, que esse clima mais gelado persista apenas nas primeiras horas do dia.

Mais notícias como essa

Entretenimento

Vai ficar em casa no Dia dos Namorados para fazer uma programação mais aconchegante? Use esses filmes e aproveite bem o dia!

Receitas

Um bom vinho é ideal para celebrar o Dia dos Namorados com o seu amor; confira dicas para acertar na escolha!

Comportamento

O uso excessivo de telas prejudica a socialização e a comunicação, além de causar mudanças de humor, atrasos cognitivos e distúrbios no aprendizado

Beleza

Confira os principais cuidados para manter a pele protegida e hidratada durante as festas juninas