Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses concorre ao título de Patrimônio Natural da Humanidade - Foto: Shutterstock / Alto Astral

Notícias

Patrimônio da Humanidade: 7 estados brasileiros concorrem ao título

Seleta lista com os locais reconhecidos como patrimônio natural da humanidade deve ser divulgada até o final deste mês

O Brasil é destino certo para os turistas que desejam conhecer cenários naturais e exuberantes. Afinal, o nosso país abriga a maior biodiversidade do planeta, com praias e florestas de encher os olhos. Mas a verdade é que todo o solo brasileiro tem paisagens magníficas, não é mesmo? Por isso, a ONG World Heritage Watch (WHW) elaborou uma lista com as sete maravilhas brasileiras que podem receber o título de “patrimônio natural da humanidade” oferecido pela Unesco

Os Lençóis Maranhenses, no litoral leste de Maranhão, um dos destinos mais conhecidos e belos do país, foi um dos indicados. O local é famoso pelos mantos de areia e poças de água doce. Além disso, já serviu como locação para produções cinematográficas, como o sucesso de bilheteria “Vingadores: Guerra Infinita” (2018).

Além do Maranhão, também estão no páreo belezas de outros Estados, como a Serra da Capivara (PI)o Parque de Itatiaia (RJ), o Raso da Catarina (BA), as cavernas de Peruaçu (MG), os banhados do Taim (RS) e a serra do Divisor (AC).

Divulgação dos ganhadores

A divulgação da lista com os lugares premiados está programada para o dia 23 de janeiro. Embora não tenha caráter oficial, ela dá suporte às autoridades que determinam quais serão os sítios eleitos. A indicação é feita pelo país que o abriga, para depois ser sancionada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. 

No entanto, como a Unesco recebe pedidos de todos os países do mundo, sua equipe não consegue avaliar tudo com rapidez. Assim, a expectativa é que as sete locações indicadas sejam reconhecidas como patrimônio natural da humanidade ao longo dos próximos 15 anos. Além dessas, outras áreas estão em processo de avaliação, como o arquipélago de Abrolhos, na Bahia, e os cânions da Serra Geral, no Rio Grande do Sul.

Áreas já tituladas

Essa não é a primeira vez que o país tem um patrimônio natural reconhecido pela Unesco. Sete destinos brasileiros já possuem o título. São eles: Pantanal (MT/MS), Amazônia Central (AM), Costa do Descobrimento (BA/ES), complexo Ilhas Atlânticas (Fernando de Noronha e Atol das Rocas), Parque Nacional do Iguaçu (PR), Vale do Ribeira (PR/SP) e complexo Chapada dos Veadeiros/Parque das Emas (GO).

Mais notícias como essa

Pets

Dar comida demais ou de menos para os cães e gatos pode causar problemas para o bem-estar e a saúde dos animais

Pets

Veterinária explica as razões que levam a esse comportamento e como ajudar o pet a se sentir confortável em casa

Beleza

Dermatologista explica as causas dos cabelos brancos e esclarece mitos e verdades sobre o assunto

Saúde

A adoção do jejum intermitente na rotina alimentar pode trazer efeitos positivos para a saúde