Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
O Orkut.com foi desativado oficialmente em 2014
O Orkut.com foi desativado oficialmente em 2014 - Shutterstock

Notícias

Sucesso nos anos 2000, rede social Orkut é reativada pelo criador

“Estou construindo algo novo”, relatou o criador Orkut Büyükkökten em comunicado no site

Fenômeno nos anos 2000, o Orkut foi uma das primeiras experiências de rede social que brasileiros vivenciaram. Isso porque, a ferramenta foi a pioneira para muitas interações que hoje existem em ferramentas atuais como grupos — que no Orkut eram comunidades, quem lembra? Com a popularização do Facebook aqui no Brasil, a rede entrou em desuso, sendo descontinuada em 2014. 

Mas, ao que tudo indica, o Orkut vai voltar. O site Orkut.com foi reativado pelo seu criador, o programador turco Orkut Büyükkökten e junto da reativação, veio um comunicado em inglês, dizendo que “está trabalhando em coisas novas”.

Confira abaixo o comunicado em português:

“Olá! Sou o Orkut. 17 anos atrás eu criei uma pequena rede social enquanto eu trabalhava no Google como engenheiro de software. Em apenas alguns anos, essa rede social se tornou o orkut.com com mais de 300 milhões de usuários.

Acredito que o orkut.com encontrou sua comunidade porque reuniu tantas vozes diversas de todo o mundo em um só lugar. Trabalhamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde o ódio e a desinformação não fossem tolerados. Nos dedicamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde você pudesse conhecer pessoas reais que compartilhavam seus mesmos interesses, não apenas pessoas que curtiram e comentaram em suas fotos.

O mundo precisa de gentileza agora mais do que nunca. Há tanto ódio online nos dias de hoje, e nossas opções para encontrar e construir conexões reais são poucas e bem escassas. Sempre acreditei que uma amizade é mais do que um pedido de amizade, e dediquei minha vida para ajudar milhões de vocês a construir conexões autênticas com seus vizinhos, familiares, funcionários e os belos estranhos que entram em suas vidas.

Nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir. Elas devem proteger nossos dados, não vendê-los. Elas devem nos dar esperança, não medo e ansiedade. A melhor rede social é aquela que enriquece sua vida, mas não a manipula. Eu quero que você seja capaz de ser o seu verdadeiro eu, online e offline. Eu quero que você seja capaz de fazer conexões duradouras. Eu quero ajudá-los a fazer isso com todo o meu coração.

Eu sou uma pessoa otimista. Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford. É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!”

Newsletter para interessados:

No site, Orkut também deixou um campo para que usuários possam cadastrar seus e-mails para receber novidades em primeira mão.

E aí, você acha que o Orkut será mais uma tendência dos anos 2000 sendo revisitada nos dias atuais? O que não dá para negar é que bateu aquele sentimento de nostalgia.

Mais notícias como essa

Comportamento

No inverno, dá muita vontade de passar o dia inventando coisas divertidas em casa mesmo, né? Veja opções para fazer na estação

Receitas

Cada um dos tipos de banana pode ser melhor para determinados usos ou dependendo do seu gosto; confira as características dos mais comuns

Beleza

A leitura e compreensão das informações que constam nas embalagens é fundamental para evitar problemas durante o uso de produtos cosméticos

Saúde

Sensação de cansaço excessivo na menopausa é um sintoma comum, mas que exige atenção em alguns casos