Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Saiba como cuidar da caixa de areia do seu gatinho
Saiba como cuidar da caixa de areia do seu gatinho - Shutterstock

Pets

Caixa de areia limpinha e adequada! Saiba como cuidar do item

Seu gato não merece ter que lidar com uma caixa de areia suja ou com um substrato errado, não é mesmo? Veja cuidados necessários com ela

Os gatos são conhecidos por serem animais muito higiênicos, e isso é aparente até mesmo na hora de fazer suas necessidades. Enquanto os cães costumam ser levados para passear nesse momento ou fazem xixi e cocô em um jornal dentro de casa, os gatos não gostam de deixar seus dejetos assim à mostra. Por isso mesmo, precisam de uma caixa de areia para “enterrá-los”.

E, considerando o quão higiênicos os gatos são, é importante saber como cuidar da caixa de areia deles. Afinal, se houver algo incorreto com ela ou as sujidades ficarem acumuladas por muito tempo, o animal não vai se sentir nada bem com isso. Ele pode até se recusar a urinar e aumentar o risco de desenvolver cálculos urinários.

Quer saber como cuidar da caixa de areia do seu gato da maneira ideal? Veja dicas a seguir:

Escolha bem o substrato

Muitas pessoas pensam que a caixa de areia, por ter esse nome, pode ser preenchida com qualquer areia – até a da praia. Mas não é bem assim! O correto é que o substrato ali dentro, que pode ou não ser areia, seja um dos seguintes: areia própria para gatos, granulado de madeira, sílica ou flocos de mandioca.

Entre as opções, costuma ser melhor escolher os substratos mais finos, pois são mais suaves para as patinhas dos gatos. Porém, se tiver dúvidas, busque conselhos de um profissional.

Não deixe a caixa parada por muito tempo

Como os gatos odeiam encontrar um cocô antigo ao precisar usar a caixa de areia, é importante dar aquela limpeza no recipiente umas duas vezes ao dia, uma pela manhã e a outra no final da tarde.

Troque o substrato e limpe a caixa

O substrato precisa ser trocado de vez em quando, entretanto a frequência exata vai depender do tipo de matéria. Por isso, fique de olho nas recomendações do fabricante.

Alguns sinais na caixa também podem indicar que é hora de fazer essa troca. Se a coloração do material mudar muito ou o odor estiver muito for mesmo depois de tirar os dejetos, por exemplo.

Na hora que for trocar o substrato, já aproveite para limpar a caixa de areia, sempre usando água e uma bucha com detergente neutro. Não realizar essa limpeza pode fazer com que microrganismos se proliferem. Lembre-se de não utilizar produtos com cheiro, pois eles podem incomodar o animal.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Especialista ensina como aplicar a neurociência no seu dia a dia para aumentar a sua disposição e melhorar a sua produtividade

Pets

Médica-veterinária explica como o estilo de vida e a castração, por exemplo, influenciam em quanto tempo vive um gato

Receitas

Nada mais decepcionante do que fazer um bolo e ele murchar, não é mesmo? Descubra como não passar mais por isso

Receitas

Fazer uma tapioca deliciosa como aquelas de café da manhã de hotel é possível; basta saber de alguns truques especiais