Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Saiba de uma vez por todas como a comida de verdade pode beneficiar o seu pet
Saiba de uma vez por todas como a comida de verdade pode beneficiar o seu pet - Foto: Shutterstock

Pets

Comida natural para pets: conheça os benefícios para a saúde animal

Oferecer comida natural para cães e gatos tem se tornado cada vez mais comum entre mães e pais de pets; veja as vantagens

Quando se fala em alimentação para pets, automaticamente se pensa em rações secas, certo? Nem sempre. A cada ano surgem novas ofertas de alimentação para animais, todas elas preocupadas em oferecer uma dieta balanceada e que garanta saúde e bem-estar aos pets. E uma das opções que têm se tornado a preferida de várias mães e pais de pets, nesse sentido, é a comida natural.

“Por muitos anos, quando se falava em dieta animal, as rações eram as primeiras opções, por serem alimentos que já oferecem doses exatas dos nutrientes que os animais precisam. No entanto, com o tempo e com os avanços da Nutrição e da Medicina, e também com o surgimento de muitas marcas de ração que, no ímpeto de vender mais, acabam oferecendo comidas que podem prejudicar a saúde animal, houve um aumento na preocupação com a alimentação dos pets”, explica a médica veterinária e gerente de produtos de uma empresa do ramo pet Marina Tiba.

Mas, afinal, quais são os benefícios de uma dieta com comida de verdade para cães e gatos? Confira a seguir três deles, segundo Marina:

Pet também precisa de água

Um dos diferenciais da alimentação natural está no fato de ela não só oferecer nutrientes adequados e balanceados, mas também doses generosas de água. E isso tem um motivo: a maioria dos alimentos em sua forma natural possui alto teor de umidade.

Isso é muito benéfico, já que a ingestão de água é fator crucial para a saúde pet, já que doenças renais são frequentes em cães e gatos e é a falta no consumo de água que provoca esse problema.

Uma das vantagens da comida natural é conter bastante água
Uma das vantagens da comida natural é conter bastante água – Foto: Shutterstock

Nutrientes na medida certa

Outra vantagem da alimentação natural é que ela fornece sim os nutrientes na quantidade certa para os pets, desde que feita da forma correta. Mas não se trata de pegar restos de comida e oferecer ao pet. Para que isso seja feito de forma responsável, é muito importante consultar um médico-veterinário antes e, de preferência, um profissional que tenha conhecimento em nutrição animal.

Até porque, não dá para brincar com a saúde dos bichinhos, por isso, a regra é bem clara: consulte antes um médico. Ah, e lembre-se: alguns temperos, açucares, e alimentos podem ser perigosos para pets. Então todo cuidado é pouco!

Comidas prontas, mas sem conservantes

Agora quando o assunto é alimento úmido, automaticamente lembramos dos sachês. Porém, muitos possuem conservantes em sua composição, o que pode prejudicar a saúde de cães e gatos. Por isso, ao optar por comprar alimentos naturais já prontos e que estão disponíveis em pet shops, a comida natural pode ter mais uma vantagem, dependendo da sua composição.

“É importante que o alimento, por exemplo, tenha passado por um processo de cozimento que garanta a conservação de forma natural, orgânica. Com tecnologia, isso é possível, e é bem importante fugir de alimentos que ofereçam conservantes e corantes, por exemplo”, diz a médica-veterinária.

Fonte: Marina Tiba, médica-veterinária e gerente de produtos da Organnact.

Mais notícias como essa

Moda

Você já pensou nos seus looks de inverno para esse ano? Confira opções de peças para apostar e deixe suas produções ainda mais estilosas

Receitas

Higienização correta dos alimentos é primordial para evitar a intoxicação alimentar e garantir a saúde e o bem-estar

Receitas

Algumas dicas podem te ajudar a facilitar as compras de supermercado e não passar horas do seu dia nessa tarefa

Entretenimento

Existem vários filmes com termas LGBTQIA+ disponíveis nas plataformas de streaming para você assistir nesse mês de junho