Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Descubra como fazer o cachorro parar de fazer xixi no lugar errado
Descubra como fazer o cachorro parar de fazer xixi no lugar errado - Shutterstock

Pets

Como ensinar o cachorro parar de fazer xixi no lugar errado? Veja dicas

Veterinária ensina truques e esclarece mitos sobre como fazer o cachorro aprender a fazer xixi no local adequado para isso

Todo tutor precisa definir um local para o seu cãozinho fazer xixi que não suje a casa toda. Pode ser um quintal, uma sacada ou um tapete higiênico, por exemplo. O único problema é convencer o pet a seguir isso.

Como não tem como o animal saber logo de cara que aquele é o local onde ele deve urinar, é sempre preciso ter calma e ensinar a ele. Porém, alguns cães podem ser mais complicados do que outros nesse sentido…

Então como fazer o cachorro parar de fazer xixi no lugar errado? A veterinária comportamental Marcela Barbieri revela três dicas essenciais a seguir:

Treinamento é fundamental!

É comum se irritar quando o pet não sabe fazer xixi no local correto. Mas existem tutores que não fazem nada para mudar essa realidade.

Então é impossível o cãozinho aprender sozinho, sem ninguém ajudar. Nesse sentido, a paciência e a consistência são essenciais para superar o processo.

Uma forma de começar a fazer isso é levando o animal para o “local do xixi” nos momentos prováveis de ele precisar ir ao banheiro (quando se alimenta, acorda ou se exercita). Sempre que o cachorro fizer suas necessidades no lugar certo, você deve dar algum tipo de “recompensa” para ele.

Reforço positivo, não castigos

Como mencionado, o reforço positivo é bem-vindo na hora de fazer o cachorro parar de fazer xixi no lugar errado. Isso pode ser feito a partir de elogios, petiscos ou daquela “festinha” para o animal.

Já castigos quando o cão errar não devem ocorrer, até porque não são eficazes, de acordo com a veterinária.

Marcela desmistifica, inclusive, a crença de que deixar o cachorro cheirar o próprio xixi ou cocô após um erro ajuda na correção do comportamento.

Limpar a área com neutralizadores de odor e redirecionar o cão para o local correto são medidas mais eficazes.

Evite confiar em mitos da internet

Outros mitos também são muito comuns na internet e enganam muitas pessoas. Um deles é aquela ideia de que “cachorro velho não aprende truques novos”. Ou seja, o pensamento de que um cão adulto não vai conseguir aprender já nessa idade a fazer suas necessidades no local delimitado.

Segundo Marcela, com técnicas adequadas e persistência é possível ensinar o cão, mesmo adulto, a fazer xixi no lugar certo, tornando a convivência mais harmoniosa e agradável para toda a família.

Mais notícias como essa

Pets

Dar comida demais ou de menos para os cães e gatos pode causar problemas para o bem-estar e a saúde dos animais

Beleza

Dermatologista explica as causas dos cabelos brancos e esclarece mitos e verdades sobre o assunto

Saúde

A adoção do jejum intermitente na rotina alimentar pode trazer efeitos positivos para a saúde

Receitas

Pode deixar de comer pão murcho! Com essas dicas e truques, o alimento vai voltar a ficar delicioso