Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Veja como os gatos se comunicam
Veja como os gatos se comunicam - Shutterstock

Pets

Como os gatos se comunicam entre si e com os tutores? Descubra

Entenda como os gatos se comunicam com você e com outros pets mesmo sem usarem palavras, apenas com sons e a linguagem corporal

Apesar de não poderem usar palavras, os gatos são animais super comunicativos, como qualquer tutor pode atestar. Eles miam, ronronam, rosnam e usam sua linguagem corporal, tudo para passar alguma mensagem para outro felino ou para um humano. Porém, algumas vezes, interpretar o que cada uma dessas ações significa pode ser um pouco mais complicado.

Começando pelas vocalizações, elas podem significar diferentes coisas. Os miados, por exemplo, expressam sentimentos e necessidades diferentes como fome, desconforto ou para chamar a atenção de outros gatos ou de seus donos, segundo a médica-veterinária Nathalia Xavier.

“Já o ronronado é associado muitas vezes a sensação de felicidade. Mas também pode ser um recurso que o animal usa para se acalmar diante de uma situação estressante. O rosnar na maioria das vezes pode ser um aviso que antecede um evento de agressividade”, explica ela, que é docente do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Max Planck (UniMAX Indaiatuba).

Outra forma de comunicação que é mais comportamental é o ato de esfregar-se nos outros ou em objetos para imprimir o seu cheiro individual e demarcar território, devido a presença de glândulas odoríferas presentes na cabeça e nas vibriças (bigodes).

“Também podemos citar a postura corporal, como arquear as costas para parecerem maiores e mais intimidantes, ou se encolherem para demonstrar submissão. Orelhas para frente ou para trás, posição da cauda e expressões faciais também são importantes na comunicação felina e para interpretação de dor”, diz a especialista.

Todas essas táticas de comunicação são usadas pelos gatos tanto com outros animais quanto com os tutores. Além disso, mesmo o silêncio pode significar algo. “Ele pode ser visto entre os felinos como companheirismo e conforto, a partir do momento que eles se sentam e permanecem em silêncio ao lado do tutor”, diz Nathalia.

Como se comunicar com o seu gatinho

É muito importante saber como se comunicar com o seu gatinho, uma vez que esses animais são bem suscetíveis ao estresse. Então, uma comunicação muito agressiva, por exemplo, pode afetá-lo bastante. Inclusive, é essencial respeitar os limites do bichinho e não forçar uma interação quando ele parecer desconfortável.

“O tom de voz é um ponto crucial, já que os felinos respondem melhor a tons de voz suaves e calmantes. Todas as vezes que houver momentos de interação positivas, incentiva-se que se use a técnica do “Reforço Positivo”. Nela, petiscos ou carinhos servem para recompensar o comportamento desejado do gato”, comenta Nathalia.

Dessa forma, você vai conseguir criar e fortalecer um ótimo vínculo com o seu gatinho.

Mais notícias como essa

Saúde

Saiba quanto tempo antes de dormir você deve parar de beber café e qual é a quantidade máxima de cafeína recomendada para não perder...

Beleza

Procedimento proporciona mais sustentação à mama e à prótese de silicone em mamoplastias e mastopexias; especialista explica

Amor e Sexo

Estudo realizado por aplicativo de relacionamento apontou a opinião de homens e mulheres sobre as camisas de time de futebol no date

Estilo de Vida

Está em busca de um amor para chamar de seu? Siga essas simpatias com batatas para conseguir o seu objetivo