Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Veja como transportar cachorro em carro
Veja como transportar cachorro em carro - Shutterstock

Pets

Como transportar cachorro em carro? Tire suas dúvidas

Seja para passeios ou viagens mais longas, é importante saber como transportar o cachorro em seu carro de forma confortável e segura

Os cães, mesmo aqueles mais quietinhos, dóceis e obedientes, podem causar problemas durante passeios ou viagens de carro. Isso porque eles podem atrapalhar a direção. Além disso, eles também podem acabar se machucando ao colocar a cabeça para fora da janela e baterem em algo, por exemplo.

Por isso, existem recomendações de como levar o pet em segurança e de forma confortável no carro. Inclusive, o não cumprimento pode acarretar na perca de alguns pontos na CNH.

Quer saber quais são as recomendações de como transportar o cachorro em seu carro? Veja a seguir as principais dúvidas sobre essa questão, suas respostas e dicas importantes:

Quais equipamentos usar?

É comum pensar que basta colocar o cinto no cãozinho ou colocá-lo em uma cadeirinha daquelas de bebê, mas não é bem assim. Veterinários recomendam que os cachorros estejam de peitoral e guia adaptada ou em caixas específicas de transporte. Nesse segundo caso, a caixa precisa estar fixada no veículo.

Somente assim é possível garantir a segurança do animal, evitando que ele seja lançado caso o carro precise dar uma parada brusca. Lembre-se de que não é correto substituir o peitoral por uma coleira, uma vez que ela pode causar estrangulamento nesses casos de frenagem brusca.

Pode deixar o cachorro com a cabeça para fora?

Não, pois isso pode ser perigoso! Problemas como úlcera de córnea e otite podem aparecer por conta disso, sem contar que o vento pode fazer com que fragmentos machuquem os olhos do animal. Há ainda o risco de motocicletas ou outros carros baterem atingirem o pet, o que pode ser fatal.

O que diz o Código de Trânsito Brasileiro (CTB)?

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) tem algumas regras relacionadas com animais no carro. Uma delas é que o motorista não pode levar o pet no colo ou no banco de passageiro ao seu lado. Essa é considerada uma infração média e causa multa de R$ 130,16 e 4 pontos na CNH.

Já se você deixar o pet na parte de fora do veículo, como no teto, ou com a cabeça para fora, é uma infração grave e causa multa de R$ 195,23 e 5 pontos na habilitação.

Ademais, vale lembrar que existem regras no CTB sobre não dirigir sem atenção, então se você deixar o pet de uma forma que ele possa te distrair também será um problema.

Outros cuidados

Existem ainda outros cuidados fundamentais na hora de transportar o cachorro em seu carro. São eles:

  • Raças como Shih-tzu, Buldogue e Pug precisam que o ar-condicionado fique em temperatura baixa, pois podem sofrer hipertermia.
  • Você pode analisar com o veterinário se é bom dar algum remédio para o animal não ficar enjoado na viagem, porém não medique o pet sem recomendação.
  • Faça pausas de tempos em tempos em viagens longas.
  • Nunca deixe o cachorro sozinho no carro.
  • Não leve o animal no porta-malas.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Especialista ensina como aplicar a neurociência no seu dia a dia para aumentar a sua disposição e melhorar a sua produtividade

Receitas

Nada mais decepcionante do que fazer um bolo e ele murchar, não é mesmo? Descubra como não passar mais por isso

Receitas

Fazer uma tapioca deliciosa como aquelas de café da manhã de hotel é possível; basta saber de alguns truques especiais

Beleza

Tendência tenta imitar a aparência das bochechas à luz do entardecer; veja passo a passo para usar a maquiagem