Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Erva ajuda a diminuir o estresse e ansiedade dos felinos e auxilia tutores no processo de adestramento
Catnip contribui para o bem-estar físico e emocional dos felinos - Foto: Shutterstock

Pets

Catnip: descubra os benefícios e como oferecer para o seu gato

Erva ajuda a diminuir o estresse e ansiedade dos felinos e auxilia tutores no processo de adestramento

A erva do gato, ou catnip, se popularizou nos últimos anos pelos diversos benefícios que oferece ao bem-estar dos felinos. Trata-se de uma planta que contribui para a saúde geral dos pets e por isso é recomendada para melhorar a qualidade de vida.

O catnip, cientificamente conhecido como Nepeta cataria, é originário da Europa e Ásia, mas hoje é amplamente cultivado em outras partes do mundo. No universo dos felinos, ele é amplamente conhecido por ser uma substância natural que age no organismo dos animais. 

Ao Alto Astral, a médica-veterinária Mariana Raposo, gerente da linha de produtos dermatológicos da Avert Saúde Animal, explicou que o catnip pode ser utilizado principalmente como uma ferramenta de enriquecimento ambiental para os bichanos.

“Ele pode ser usado para estimular comportamentos de brincadeira exercício, para auxiliar no estresse e ansiedade, e como uma ajuda no adestramento, incentivando os gatos a usar determinados brinquedos, arranhadores ou camas”, comentou a profissional. 

Benefícios do catnip

O catnip pode ser uma ferramenta útil para encorajar gatos mais sedentários a se movimentarem, incentivando a prática de exercícios físicos. A planta também ajuda na adaptação de arranhadores, direcionando os animais até o local e evitando que a arranhadura seja feita em locais inapropriados, como sofás e móveis da casa. 

“Os efeitos do catnip variam de gato para gato, mas comumente incluem: estímulo à atividade física e comportamentos naturais, como rolar esfregar-se, miar, saltar e correr. Em alguns gatos, especialmente após a fase inicial de excitação, o catnip pode induzir um estado de relaxamento”, disse. 

Como utilizar o catnip

De acordo com Mariana, o tutor pode oferecer o catnip por meio de brinquedos, arranhadores ou mesmo diretamente no ambiente, permitindo que o gato expresse comportamentos naturais, que contribuem para seu bem-estar emocional, como esfregar, rolar e brincar.

A substância pode ser oferecida de uma a duas vezes por semana, em forma de erva seca, spray, brinquedos recheados com catnip ou esfregada em arranhadores e camas. Não há uma quantidade específica que seja ideal para todos os gatos. No entanto, a especialista recomenda usar pequenas quantidades, como uma pitada de erva seca ou algumas borrifadas de spray. 

Os gatos filhotes geralmente não respondem ao catnip até completarem seis meses de idade. Isso porque a sensibilidade ao composto se desenvolve conforme amadurecem. Dessa forma, o ideal é oferecer o catnip após esse período. Segundo a veterinária não existem contraindicações para o uso do catnip, mas o tutor deve observar como o animal reage, pois cada felino tem um organismo diferente. 

“É importante monitorar a resposta do gato para ajustar a frequência e a quantidade oferecida de catnip. Por isso, é sempre indicado consultar o médico-veterinário”, finalizou Mariana Raposo. 

Mais notícias como essa

Receitas

Colocar alguns alimentos no micro-ondas pode não ser adequado ou mesmo se mostrar perigoso; saiba quais não devem ir no eletrodoméstico

Estilo de Vida

A prática de exercícios físicos durante a menstruação pode trazer benefícios para o bem-estar físico e emocional

Receitas

Alimentos termogênicos aumentam a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e promovendo a queima de gordura

Pets

Saiba como se preparar para garantir a segurança e o bem-estar do seu animal de estimação durante a viagem