Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Saiba quais os cães que devem ganhar focinheira
Saiba quais os cães que devem ganhar focinheira - Shutterstock

Pets

Conheça quais são as raças de cães que devem usar focinheira

Certas raças de cães consideradas mais “reativas” ou perigosas devem usar focinheira segundo a lei; entenda se a do seu pet entra nisso

É comum que tutores se recusem a colocar a focinheira em seus cachorros por diversos motivos: pensar que vai incomodar ou machucar o animal, que o seu pet é calmo e não machucará ninguém, etc. Mesmo que o seu pet não seja agressivo com você, se ele for de determinadas raças terá que usar o acessório por lei.

Isso porque, por mais que ele geralmente seja mais quieto, o cachorro pode se agitar ao entrar em contato com outras pessoas, animais e ambientes. Esse assunto veio à tona recentemente após alguns ataques de cachorros serem noticiados. Mas quais as raças que devem usar focinheira de acordo com a lei?

Isso vai depender do estado e cidade, já que há regras específicas em alguns deles. Porém, uma das principais, e que funciona nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Pernambuco e Rio Grande do Sul, menciona as seguintes raças:

  • Mastim Napolitano
  • American Pit Bull Terrier
  • American Bully
  • Fila Brasileiro
  • Doberman
  • Rottweiler

Ademais, esses cães só podem passear com pessoas maiores de 18 anos. Ah, e não é preciso se preocupar: a focinheira não machuca o animal, desde que seja a correta para ele.

Os equipamentos chamados de “cesto” ou “grade”, por exemplo, costumam se adaptar melhor, enquanto os de nylon ou PVC incomodam mais o animal, devendo ser usados apenas por períodos curtos.

Os cães que devem usar a focinheira em passeios podem também usá-la em alguns momentos em casa, como quando houver visitas, por exemplo.

Dicas para acostumar o cachorro

Mesmo que a focinheira não machuque o cachorro, ele pode se incomodar um pouco ou querer se recusar a usar no início. Por isso, é preciso adaptar o animal.

Para isso, apresente o item ao cão antes do primeiro passeio com ele. Mostre, deixe o animal cheirar e mexer no objeto e coloque-o perto dos brinquedos, para que ele o veja como uma coisa boa. Coloque a focinheira nele por alguns minutos por dia e associe a petiscos e brincadeiras.

Nesse momento, preste atenção para ver se ele está incomodado e se pode ser preciso comprar um modelo mais adequado. Lembre-se que cães braquicefálicos precisam de modelos específicos de focinheira, para não terem dificuldade de respirar.

Justamente para manter a visão da focinheira como algo positivo, nunca a use após o cão ter um comportamento inadequado ou enquanto ele está estressado, para reprimi-lo.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Influenciadora mística Nanda Silveira explica o que pode atrapalhar a Lei da Atração e dá algumas dicas para você conseguir atrair o que pensa

Beleza

Corte curto e cheio de movimento é tendência entre celebridades; conheça o choppy bob e saiba como utilizar

Saúde

Especialista alerta sobre as doenças inflamatórias intestinais e a importância do diagnóstico precoce

Receitas

Se o seu bolo ficou seco demais, assou mais do que o esperado ou até ficou solado, pode ser possível reaproveitá-lo de alguma forma