Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Especialista explica sobre os cuidados com os pets no inverno para garantir a saúde e o bem-estar dos animais durante a estação
Saiba como cuidar da saúde dos pets no inverno - Foto: Shutterstock

Pets

5 dicas essenciais para cuidar dos pets no inverno

Especialista explica sobre os cuidados com os pets no inverno para garantir a saúde e o bem-estar dos animais durante a estação

O inverno está aí e muitos cuidados são necessários para garantir a saúde e o bem-estar dos pets nesse período. Proteção contra o frio, hidratação para o clima seco e exercícios físicos estão entre as atenções necessárias. 

“No Sudeste do Brasil, especificamente, há uma previsão de neutralidade dos fenômenos El Niño e La Niña, diferentemente do verão 2023/24, que foi muito impactado pelo El Niño, com recordes de temperatura. Portanto, a tendência é que tenhamos um inverno mais tradicional: frio, com tempo seco e estiagem”, afirma a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Andrea Ramos.

Ainda que não tenhamos frios rigorosos neste inverno, a veterinária e professora do Centro Universitário IBMR, Isabella Morales, lista cinco cuidados essenciais para que os tutores se mantenham em alerta com o conforto dos pets durante a estação. Veja abaixo:

Roupinha, pode?

“Sabemos que cães e gatos ficam lindos de roupa, mas isso não é o natural para eles, principalmente, em raças de pêlo curto, que não estão habituadas a ambientes com temperaturas mais baixas”, explica a docente. 

Segundo Isabella, gatos podem não se adaptar às roupas e até se machucar na tentativa de retirá-las. Ao escolher o look invernal, opte por aquele que não fique muito justo, atrapalhando o animal de se movimentar, e que não solte adereços ou fios.

Onde dormir?

Para cuidar dos pets no inverno, os tutores também devem providenciar um local adequado para ele dormir. “O ideal é proporcionar um ambiente coberto, com uma cama específica para pets ou casinha para que eles se protejam das baixas temperaturas”, exemplifica a especialista. 

Alimentação

No inverno, os pets podem ter maior gasto calórico na manutenção da temperatura corporal, o que faz que necessitem de mais energia por meio da alimentação. “Mas não é recomendado aumentar a quantidade de alimento sem conversar com o médico-veterinário, pois corre-se o risco de levar o animal ao sobrepeso e a obesidade”, avisa Isabella. O ideal é que seja ofertada uma dieta de qualidade, com as chamadas rações premium ou super premium.

Tenho que esquentar água para o pet beber? 

Água deve estar sempre à disposição dos animais e em temperatura ambiente, mas também é interessante oferecer alimentos úmidos, como os sachês. “Eles são ricos em água e ajudam a evitar quadros de desidratação e também são uma boa fonte de energia”, observa a docente. No entanto, ela lembra que isso deve ser feito de acordo com a quantidade de comida que o pet já ingere para não causar sobrepeso.

Prática de exercícios

Os pets, assim como os humanos, tendem a reduzir o tempo de atividade nos dias mais frios. Contudo, a professora alerta que os passeios devem permanecer em horários com temperaturas mais amenas. “Além disso, é importante aumentar a interação dentro de casa ou do apartamento. Jogar a bolinha para que o animal pegue e correr dentro do imóvel mesmo são boas opções de exercícios. Separe de 10 a 15 minutos, pela manhã e à noite, para brincar com seu amigo”, orienta Isabella. 

Mais notícias como essa

Moda

Nesse momento de oscilação entre frio e calor conhecido como meia-estação, é preciso peças que se adaptem bem a diferentes temperaturas

Estilo de Vida

Influenciadora e especialista em Lei da Atração, Nanda Silveira lista as melhores técnicas de manifestação para encontrar sua alma gêmea

Astrologia

Saiba qual das fases da lua é a melhor para cada tipo de procedimento, tratamento ou mudança nos cabelos e por quê

Receitas

Com essas dicas, preparar um feijão delicioso e com o caldo na consistência certa vai ficar muito mais fácil