Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Conheça mais sobre a acne felina
Conheça mais sobre a acne felina - Foto: Shutterstock

Pets

Entenda o que é acne felina e aprenda a evitar esse problema

Quer manter seu pet livre da acne felina? Especialista explica cuidados necessários e o que fazer se ela aparecer

Se o seu gato está com pontinhos pretos no queixo, parecendo que está sujo, pode ser a acne felina surgindo. Esses pontinhos, chamados de comedões, são parecidos com os cravos e espinhas de seres humanos e podem dar um susto em mães e pais de pets desavisados. Por isso, é sempre bom já saber como evitá-los de antemão.

Diferentemente da versão humana, a acne felina não aparece na adolescência do bichano, mas sim quando ele já é adulto, conforme explicado pela veterinária Aline Ambrogi Franco Prado. Para evitar o problema é importante garantir que o gato fique limpinho, se atentando para se ele está fazendo a sua higiene regularmente.

Outro segredo para evitar o problema é manter a escovação dos pelos dos gatos em dia. Então é importante deixá-los sem nós, principalmente os mais peludos. “A escovação de gatos com pelos longos deve ser diária”, complementa a especialista.

Além disso, lembre-se também de observar os potes usados pelos gatos para beber água e se alimentar. “O uso de potes de plásticos pode ser um dos fatores que predispõe o gato a apresentar a acne felina. A troca do pote seria uma opção nesses casos”, diz a Dra. Aline.

Apesar de comum, a acne felina pode trazer problemas de saúde para os felinos em alguns casos. Dra. Aline explica que isso ocorre quando há o desenvolvimento de infecções secundárias na região, causando inflamação dos folículos pilosos, chamada de foliculite ou furunculose. Ou seja, é realmente importante seguir as dicas para evitar ao máximo que a acne felina surja e se torne um problema.

Ih, a acne felina apareceu! O que fazer?

Ainda que seja sempre melhor prevenir, às vezes é preciso remediar. Portanto, caso esse problema apareça no seu gatinho, você deve levá-lo ao veterinário. Segundo a especialista, ele vai avaliar o animal para iniciar um tratamento com medicações tópicas ou por via oral, nos casos mais graves. Além disso, se a acne felina apareceu no seu pet, é possível que ele não esteja realizando sua auto higiene corretamente. Assim, investigar o porquê disso também é importante!

Mais notícias como essa

Casa & Decor

Às vezes, mesmo com a faxina frequente, você pode estar cometendo outros erros que atraem a poeira para o seu lar

Receitas

Super saudável, a ora-pro-nóbis pode aparecer em chás e várias outras receitas; aprenda como consumir e absorver seus benefícios

Saúde

Endometriose é responsável por cerca de 30 a 50 % da infertilidade feminina; especialista explica os tipos de tratamento

Receitas

Com essas dicas, você vai saber como fazer um brigadeiro ainda mais delicioso, praticamente uma versão gourmet do doce