Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Veja com que frequência dar a comida para pets
Veja com que frequência dar a comida para pets - Shutterstock

Pets

Especialista explica quantas vezes ao dia você deve dar comida ao seu pet

Dar comida demais ou de menos para os cães e gatos pode causar problemas para o bem-estar e a saúde dos animais

A alimentação é um dos aspectos mais importantes para que os pets tenham uma vida saudável e com bem-estar. Cães e gatos devem comer os alimentos adequados, sempre nas quantidades corretas. Mas quantas vezes deve-se dar comida aos pets para garantir essa qualidade na dieta?  

Essa é uma dúvida que surge na mente de muitos tutores. Afinal, nem sempre é simples saber se os animais estão com fome ou precisando de comida. Isso sem contar que não dá para já dar toda a comida do dia de uma vez para os cães, por exemplo, já que eles podem ficar mais predispostos à chamada torção gástrica, uma enfermidade grave.

A seguir, veja as recomendações da zootecnista Núbia Galiano, que atua na área de treinamentos técnicos da fabricante de alimentos para cães e gatos Adimax, sobre como alimentar seus pets com a frequência correta:

Quantidade de alimento para cães e gatos

A questão de quantas vezes oferecer comida aos animais vai depender de vários fatores, inclusive a idade do bicho. “Para os cães adultos, a quantidade diária de alimento deve ser dividida em pelo menos duas refeições, para que não passem muito tempo sem se alimentar. Se a rotina da família permitir, é interessante dividir em três refeições, sendo que para os cães idosos, de três a quatro refeições seria o ideal”, diz Núbia.

Já para filhotes, a zootecnista recomenda dividir em, no mínimo, três porções diárias, respeitando assim sua menor capacidade estomacal e favorecendo o aproveitamento do alimento. “Lembrando que oferecer mais refeições ao dia não significa que o animal comerá mais, mas sim que a quantidade total será dividida e ofertada em porções ao longo do dia”, explica.

Os gatos, por sua vez, geralmente não vão comer tudo de uma vez se você colocar toda a comida do dia já na vasilha. Então você pode fazer isso, a não ser que perceba que o seu pet é mais comilão e que essa estratégia não dará certo.

Outra dica sobre os momentos da alimentação de cães e gatos, segundo Núbia, é que o clima quente pode levar a perda de apetite. Assim, nesses casos, o ideal é oferecer o alimento nos horários mais frescos do dia. Geralmente, isso é nas primeiras horas da manhã e no final da tarde ou à noite.

Ademais, lembre-se de seguir as instruções que vêm no alimento sobre o tamanho das porções, assim como as orientações do veterinário.

Outras dicas sobre a alimentação dos pets

A especialista ainda dá as seguintes recomendações sobre como dar os alimentos aos pets:

  • Eles devem estar em uma vasilha sempre limpa, que precisa ser lavada com água e sabão, assim como a de água
  • Se o animal não comer tudo, as sobras devem ter seu descarte após 24 horas, se forem alimentos secos, e 30 minutos para alimentos úmidos. Isso é para evitar atrair insetos que vão contaminar a comida ou picar o animal
  • As vasilhas de ração e água devem ficar em local limpo, ao abrigo do sol e da chuva e longe do local onde o animal faz as necessidades

Agora você já sabe como dar comida para seus pets corretamente!

Mais notícias como essa

Saúde

Saiba quanto tempo antes de dormir você deve parar de beber café e qual é a quantidade máxima de cafeína recomendada para não perder...

Amor e Sexo

Estudo realizado por aplicativo de relacionamento apontou a opinião de homens e mulheres sobre as camisas de time de futebol no date

Estilo de Vida

Está em busca de um amor para chamar de seu? Siga essas simpatias com batatas para conseguir o seu objetivo

Receitas

Existem alguns ingredientes e truques que podem deixar o seu vinagrete ainda mais delicioso; veja como fazer da forma correta