Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Fazer esses testes no seu gatinho é muito importante para a saúde
Fazer esses testes no seu gatinho é muito importante para a saúde - Shutterstock

Pets

FIV e FeLV: entenda a importância dos testes em gatos

Para que o seu gatinho se mantenha saudável e feliz, é imprescindível entender a necessidade dos testes de FIV e FeLV

Quando se adota um gatinho, a felicidade costuma ser muita! É comum pensar em passar tempo com o bichinho e fazê-lo se sentir bem com boa comida e brinquedos, por exemplo. Porém, existem outros cuidados que podem passar despercebidos e que são igualmente importantes, como os testes de FIV e FeLV.

Esses testes são essenciais para diagnosticar o Vírus da Imunodeficiência Felina (FIV) e a Leucemia Felina (FeLV), que afetam 25% e 42% dos gatinhos testados, segundo dados da American Association of Feline Practitioners. Ou seja, os testes ajudam a descobrir doenças comuns e que precisam de cuidados com agilidade.

“O FIV é semelhante ao HIV em humanos, afetando o sistema imunológico do gato. Já o FeLV ataca as células sanguíneas e pode levar a problemas graves”, diz Thiago Teixeira, diretor-geral do Centro Veterinário Nouvet. Além disso, o especialista explica que os testes de FIV e FeLV são simples, sendo necessária apenas uma pequena amostra de sangue para o diagnóstico.

Afinal, ao realizar os testes, o tutor não só garante que o seu gatinho possa ser tratado precocemente caso necessário. Ele também contribui para que, no futuro, o Brasil alcance uma taxa baixa de infecção desses vírus, que podem ser passados de felino para felino.

Outros cuidados contra FIV e FeLV

Esses vírus podem ter sua transmissão pelo contato próximo entre felinos, principalmente por meio de mordidas ou de fluidos corporais, como saliva, fezes e urina. Assim, é preciso tomar ainda outros cuidados além de fazer os testes.

É bom evitar um contato muito próximo do seu gatinho com aqueles que não fazem com frequência os testes de FIV e FeLV. O compartilhamento de água ou de tigelas de comida também pode ser perigoso nesse sentido.

Mais notícias como essa

Moda

Você já pensou nos seus looks de inverno para esse ano? Confira opções de peças para apostar e deixe suas produções ainda mais estilosas

Receitas

Higienização correta dos alimentos é primordial para evitar a intoxicação alimentar e garantir a saúde e o bem-estar

Receitas

Algumas dicas podem te ajudar a facilitar as compras de supermercado e não passar horas do seu dia nessa tarefa

Entretenimento

Existem vários filmes com termas LGBTQIA+ disponíveis nas plataformas de streaming para você assistir nesse mês de junho