Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Fazer esses testes no seu gatinho é muito importante para a saúde
Fazer esses testes no seu gatinho é muito importante para a saúde - Shutterstock

Pets

FIV e FeLV: entenda a importância dos testes em gatos

Para que o seu gatinho se mantenha saudável e feliz, é imprescindível entender a necessidade dos testes de FIV e FeLV

Quando se adota um gatinho, a felicidade costuma ser muita! É comum pensar em passar tempo com o bichinho e fazê-lo se sentir bem com boa comida e brinquedos, por exemplo. Porém, existem outros cuidados que podem passar despercebidos e que são igualmente importantes, como os testes de FIV e FeLV.

Esses testes são essenciais para diagnosticar o Vírus da Imunodeficiência Felina (FIV) e a Leucemia Felina (FeLV), que afetam 25% e 42% dos gatinhos testados, segundo dados da American Association of Feline Practitioners. Ou seja, os testes ajudam a descobrir doenças comuns e que precisam de cuidados com agilidade.

“O FIV é semelhante ao HIV em humanos, afetando o sistema imunológico do gato. Já o FeLV ataca as células sanguíneas e pode levar a problemas graves”, diz Thiago Teixeira, diretor-geral do Centro Veterinário Nouvet. Além disso, o especialista explica que os testes de FIV e FeLV são simples, sendo necessária apenas uma pequena amostra de sangue para o diagnóstico.

Afinal, ao realizar os testes, o tutor não só garante que o seu gatinho possa ser tratado precocemente caso necessário. Ele também contribui para que, no futuro, o Brasil alcance uma taxa baixa de infecção desses vírus, que podem ser passados de felino para felino.

Outros cuidados contra FIV e FeLV

Esses vírus podem ter sua transmissão pelo contato próximo entre felinos, principalmente por meio de mordidas ou de fluidos corporais, como saliva, fezes e urina. Assim, é preciso tomar ainda outros cuidados além de fazer os testes.

É bom evitar um contato muito próximo do seu gatinho com aqueles que não fazem com frequência os testes de FIV e FeLV. O compartilhamento de água ou de tigelas de comida também pode ser perigoso nesse sentido.

Mais notícias como essa

Saúde

Oftalmologista explica o que é glaucoma, quais são os principais sintomas e como tratar a condição

Beleza

Profissional lista cuidados para manter a saúde e beleza dos cabelos mesmo após procedimentos que podem danificá-los

Finanças e Empreendedorismo

Com o término do prazo para declaração do Imposto de Renda se aproximando, especialista esclarece as dúvidas comuns sobre o assunto

Estilo de Vida

As simpatias para o amor conseguem atrair pretendentes, ajudar o rolo a virar namoro e até fazer aquele alguém especial pensar em você