Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Um sistema imunológico equilibrado reduz riscos de contrair doenças e contribui para a saúde geral dos animais
Veja como aumentar a imunidade dos pets - Foto: Shutterstock

Pets

Imunidade dos pets: veja como proteger a saúde de cães e gatos

Um sistema imunológico equilibrado reduz riscos de contrair doenças e contribui para a saúde geral dos animais

A imunidade dos pets é responsável por protegê-los contra uma ampla gama de infecções e doenças causadas por agentes patogênicos, como bactérias, vírus, fungos e parasitas. 

Entretanto, fatores como má alimentação, uso de certos medicamentos, mudanças bruscas de rotina e situações de estresse provocam alguns episódios de queda de imunidade nos pets, deixando-os vulneráveis a infecções. 

Isso reflete em distúrbios gastrointestinais, queda acentuada de pelos, lesões de pele e quadros de apatia ou cansaço recorrentes. Assim, se o pet passa a ficar doente com mais frequência, é sinal de que a imunidade dele pode estar baixa. 

Para ajudar a manter a saúde e o bem-estar dos pets, a médica-veterinária Pamela Meneghesso, gerente de produtos da Avert Saúde Animal, listou cinco dicas para fortalecer a imunidade dos animais de estimação. Veja abaixo:

Vacinas e vermifugação em dia

Manter as vacinas em dia é essencial para que o sistema imunológico do pet esteja sempre alerta e preparado para combater os agentes infecciosos. Já a vermifugação protege os animais contra a ação dos vermes que podem estimular o surgimento de uma série de problemas de saúde.

Atenção ao estresse

O estresse crônico tem impacto significativo na imunidade dos pets, tornando-os mais suscetíveis a doenças. É preciso identificar e minimizar situações que possam desencadear estresse no pet buscando alternativas para que eles lidem da melhor forma possível com os desafios da rotina.

Exercícios físicos 

Além de ajudar na prevenção de sobrepeso e obesidade, caminhadas frequentes e exercícios com o pet estimulam o cérebro do animal e ajudam na produção dos hormônios de felicidade e bem-estar, diminuindo ativamente o estresse e fortalecendo o sistema imunológico.

Nutrição balanceada

Uma alimentação balanceada é uma grande aliada da qualidade de vida dos animais. Apostar em rações bem elaboradas, alimentos nutracêuticos e suplementos naturais auxiliam na saúde e podem ajudar a manter o sistema imunológico forte.

Consumo de betaglucana

A betaglucana é um polissacarídeo que compõe a parede celular de leveduras, fungos, algumas bactérias e cereais como aveia e cevada. Ela possui propriedades que ajudam a fortalecer a imunidade, estimulando principalmente as células de resposta rápida que atuam contra infecções virais e bacterianas, doenças fúngicas e parasitas intestinais.

Mais notícias como essa

Beleza

Especialistas listam as cores de cabelo em alta e revelam dicas para manter a saúde e vivacidade dos fios

Saúde

Além de problemas emocionais, o desejo excessivo por doces pode sinalizar desequilíbrios no funcionamento do organismo

Saúde

Especialista alerta sobre as doenças inflamatórias intestinais e a importância do diagnóstico precoce

Receitas

Se o seu bolo ficou seco demais, assou mais do que o esperado ou até ficou solado, pode ser possível reaproveitá-lo de alguma forma